sexta-feira, 29 de junho de 2018


29 DE JUNHO DE 2018
ECONOMIA

Crise compromete avanço


Após dois anos em queda, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) voltou a subir no país. Segundo os dados de 2016, o IFDM nacional, uma espécie de média de todas as cidades pesquisadas, alcançou 0,6678 ponto, marca vista pela entidade como moderada. Mesmo com o avanço, o indicador segue abaixo do observado antes do início da crise econômica. Em 2013, estava em 0,6715 ponto. Por isso, a Firjan conclui que a crise custou ao menos três anos de desenvolvimento aos municípios.

- A recessão afetou o emprego e a renda de maneira significativa, especialmente nos locais considerados industriais. Para que os municípios consigam se desenvolver, é importante uma gestão mais eficiente dos recursos públicos - avalia o coordenador de estudos econômicos do Sistema Firjan, Jonathas Goulart.

No recorte das capitais, Porto Alegre ganhou uma posição. O IFDM do município chegou a 0,7804 ponto, a 12ª maior marca do ranking, considerada moderada. No Estado, a Capital ficou em 119º lugar.

Segundo a Firjan, Florianópolis (SC) permaneceu na liderança entre as capitais. A cidade catarinense teve IFDM de 0,8584 ponto, classificado pela Firjan como alto.

Entre as regiões, a Sul é mais desenvolvida do Brasil. Quase a totalidade (98,8%) de seus municípios apresenta desempenho moderado ou alto.