sábado, 21 de março de 2020


21 DE MARÇO DE 2020
EM FAMÍLIA

O DECÁLOGO DO EQUILÍBRIO

É importante informar aos colegas de trabalho quando será a melhor hora para agendar chamadas e reuniões. Talvez seja durante a soneca do filho ou no final da tarde, quando um dos pais estiver mais aliviado dos afazeres e puder tomar conta do pequeno.

Procure replicar em casa a disciplina e os horários que a criança tem na escola, pois isso facilitará a adaptação dela a uma nova rotina.

Proponha brincadeiras e desafios aos filhos, com metas e prazos, para que eles fiquem envolvidos durante um tempo maior e permitam que você trabalhe.

Você pode trabalhar no mesmo local onde o seu filho brinca, mas certifique-se de que a atividade paralela não atrapalhe sua concentração e o foco no trabalho.

O diálogo é importante neste momento. Explique à criança que este é um período diferente e temporário, em que as famílias terão de ficar em casa e reunidas por um tempo prolongado, e que também precisa da ajuda deles para que a coisa funcione.

Excepcionalmente, pode ser necessário flexibilizar as regras de tempo conectado a telas e eletrônicos. Se é possível obter 30 minutos ininterruptos para trabalhar enquanto os filhos assistem a um programa, aproveite para usar essa carta na manga quando for necessário.

Se os pequenos ainda cochilam regularmente, ótimo - é possível aproveitar esse tempo para atender uma ligação ou acompanhar o e-mail. Se são maiores, pode ser válido definir uma expectativa de que eles passem um tempo no quarto relaxando ou ouvindo um audiolivro, por exemplo.

Aceite que talvez haja uma redução na sua produtividade neste período. Não adianta se culpar caso perceba que o ritmo ou a qualidade de seu trabalho caia nos primeiros dias; isso é parte do processo.

Se ambos os pais estão trabalhando em casa, é interessante programar momentos de uma ou duas horas por dia para que cada um se dedique ao trabalho, enquanto o outro cuida da criança.

Se outros membros da família ou filhos maiores estiverem disponíveis, é importante pedir a ajuda para levar as crianças para tomar um ar ou brincar na sala da família.

Fontes: Glória Tassinari Yacoub, especialista em produtividade e mercado de trabalho, e Vanessa D?Angelo, head de Marketing para a América Latina da LogMeln, empresa pública de software que oferece soluções de comunicação unificada e colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário