quinta-feira, 18 de agosto de 2022



17/08/2022
Rosane de Oliveira

Ranzolin sai de cena, mas fica para sempre na história do rádio. Conheci o grande narrador em 1982 e tive medo de não estar à altura quando entrei no Gaúcha Atualidade

Até julho de 1982, Armindo Antônio Ranzolin era para mim uma voz. E que voz! Limpa, agradável, potente. Suas narrações inigualáveis de jogos de futebol chegavam a todos os cantos do Rio Grande do Sul, por ondas médias ou curtas, naqueles tempos que precederam a internet. Às vésperas de completar 22 anos, fui trabalhar na Rádio Guaíba e a voz transformou-se numa instituição. Ranzolin era o diretor e trabalhava muitas vezes com a porta aberta, numa salinha à direita da redação.

Quando souberam do novo emprego, meus parentes e conhecidos me perguntavam se eu conhecia o Ranzolin. Enchia o peito de orgulho para dizer que sim, que passava pela sala dele todos os dias quando chegava para trabalhar ou saía para ir até o bar da Maria tomar café. Aproveitava para contar que muitas vezes sentava num banquinho ao lado do poeta Mario Quintana e que ele comia ovo frito com café preto. Na minha aldeia, poucos sabiam quem era Quintana, mas o Ranzolin era uma entidade.

Dez anos depois, nos reencontramos nos corredores do prédio de Zero Hora e Rádio Gaúcha, mas eu era de jornal e nem imaginava trabalhar em rádio. Em dezembro de 2003, quando José Barrionuevo saiu da empresa para ser consultor, fui escalada para substituí-lo na Página 10 e no comentário que fazia no Gaúcha Atualidade. Como eu já escrevia diariamente, a coluna seria uma ampliação do meu trabalho, mas fazer um comentário no programa comandado por Ranzolin me fez perder o sono. Ele era grande demais para nós mortais.

Quatro meses depois de Ranzolin encaminhar a sua aposentadoria, novo susto: eu formaria um trio com André Machado e Ana Amélia Lemos para substituir um homem insubstituível. Lá se vão 15 anos daquele abril de 2007, quando li, tremendo nas bases, o editorial de Zero Hora, uma das antigas tarefas do Ranzolin.

Foi nas bodas de ouro do nosso querido Lauro Quadros e da dona Maria Helena que percebi o primeiro sinal de que a memória privilegiada de Ranzolin estava indo embora. Dei carona a ele e dona Iara da igreja até o local da festa e ele não me reconheceu. Dona Iara sempre afetuosa tentava evitar que ele se constrangesse, dizendo na frente quem era q

Nenhum comentário:

Postar um comentário