quarta-feira, 24 de agosto de 2022



24 DE AGOSTO DE 2022
+ ECONOMIA

O dragão quer voar

Será de casco novo, assinado pela Bolinha Studios, que Hector Dragão vai conhecer o mundo. É o personagem que prepara discos de sabor (pizzas) à beira do lago Joaquina Bier, em Gramado. A MK Brands, responsável por criação, desenvolvimento e gestão de empresas, já faturou R$ 40 milhões em vendas desde abril de 2020, seis meses depois de a Escola de Magia Ônyra abrir suas portas em Gramado, só com produtos licenciados. Foi quando a empresa passou a atuar nesse modelo. 

Agora, prepara outro braço da franquia: uma hamburgueria, que até outubro passa a funcionar em outro local de Gramado. E planeja estender a fórmula para 30 cidades em cinco anos. Na marca, o maior percentual de faturamento vem das pizzas (ops, "discos de sabor"), mas a segunda maior receita vem de... "varinhas mágicas", diz William Weber, mentor de experiência. E com "percentual significativo".

foi o valor para o qual voltou ontem o barril de petróleo tipo brent, alta de quase 4% só em um dia. A cotação vinha recuando e chegou ao patamar de US$ 92, o que havia permitido redução dos combustíveis no Brasil. Mas como caiu "muito", para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), já se discute corte na produção.

Ajuda para se manter na faculdade

Ferramenta básica em grandes empresas, o CRM (Customer Relationship Management) apoia venda e fidelização de clientes. Mas pode ajudar a captar investidores, inclusive para projetos de impacto social. A PipeRun, especializada em gestão de funil de vendas, cedeu a licença do programa e fará treinamento gratuito para auxiliar o Fundo Centenário a levantar recursos voltados ao apoio a universitários. O fundo custeia despesas de estudantes de Engenharia para evitar a perda de talentos com alto rendimento. Nos próximos meses, o Centenário quer captar R$ 5 milhões com doadores. Aí entra a PipeRun.

ENTREVISTA GUILHERME PAULUS Fundador da CVC

O empresário Guilherme Paulus fundou a CVC, hoje maior agência de viagens da América do Sul, foi proprietário da companhia aérea Webjet, até vender para a Gol em 2011, e fundador do Grupo GJP Hotels & Resorts, que também vendeu no ano passado. Mas manteve em seus domínios o hotel Castelo Saint Andrews, em Gramado. Em setembro, servirá também como base operacional da Terroir Wine Experience, plataforma de aceleração de negócios e turismo relacionado ao vinho que desenvolve com o gaúcho Maurênio Stortti.

Como vê o setor do enoturismo no Estado?

O enoturismo do Rio Grande do Sul está em alta hoje no Brasil. Lembro que comecei a levar turistas do centro do país para a serra gaúcha na década de 1980, incluindo visitas às vinícolas, e ainda era preciso explicar a diferença entre vinho tinto, branco, rosé e espumante. Eram os primórdios do enoturismo no Brasil, mas as visitas ao Rio Grande do Sul sempre foram um sucesso. Desde então, o turismo relacionado ao vinho cresceu no resto do mundo, em países como Espanha, Portugal, França, Itália, Chile e Argentina, e no Rio Grande do Sul, com o Vale dos Vinhedos, já consagrado, e outras regiões, como Campanha e Fronteira Oeste. A qualidade do vinho também aumentou, e hoje se equipara aos melhores do mundo, o que ajuda a desenvolver o potencial turístico do setor.

Como surgiu a ideia do lançamento da plataforma Terroir Wine Experience?

Maurênio Stortti é parceiro de longa data e também entende muito de turismo e vinhos. Visitamos vinícolas juntos, e surgiu a ideia de criação da plataforma. Desenvolvemos essa ferramenta digital com o objetivo de acelerar os negócios e o turismo relacionado ao vinho no Brasil, com uma grande parte das vinícolas do projeto em território gaúcho.

Como tem respondido a operação do Castelo Saint Andrews em Gramado?

Tem sido um grande sucesso. A minha inspiração foram os castelos europeus. O Saint Andrews, que tem a chancela Relais & Châteux, começou com oito suítes, e hoje são 23, todas muito bem equipadas e com excelente vista para o Vale do Quilombo. Em 2021, também inauguramos um residencial dentro do hotel, a Mountain House, um imóvel de alto padrão que ainda inclui o atendimento de luxo do hotel. A proposta do castelo é única no Brasil, com um atendimento exclusivo que está no nível dos melhores hotéis de luxo do mundo. Temos uma das melhores adegas do planeta.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário