terça-feira, 26 de abril de 2022


26 DE ABRIL DE 2022
INFORME ESPECIAL

Neto Fagundes: 40 anos de carreira

No ritmo do chamamé, do vanerão e da milonga (mas sem esquecer do samba e do rock de galpão), o cantor Neto Fagundes (foto acima) prepara um baita show para celebrar 40 anos de carreira. Conhecido pelo culto às raízes, pela família multitalentosa e pela versatilidade, o apresentador do Galpão Crioulo, da RBS TV, vai enfileirar sucessos no Theatro São Pedro, na Capital, em 7 de maio, às 21h.

Acompanhado de Paulinho Fagundes (violão e guitarra), Miguel Tejera (baixo), Rafa Marques (bateria), Luiz Mauro Filho (piano), Matheus Kleber (acordeom) e Tuti Rodrigues (percussão), Neto promete levar ao palco canções para relembrar momentos marcantes da carreira - como os tempos do grupo Inhanduy (foto menor, no detalhe), ao lado do pai, Bagre Fagundes, e de um dos irmãos, Ernesto (à esquerda na imagem).

- Sempre quis ser um artista que representasse suas origens, mas logo que cheguei a Porto Alegre percebi que temos um caldeirão de ritmos e estilos. Essa mistura vai estar presente no show - diz o cantor de 58 anos.

Além da apresentação no mais tradicional teatro do RS, Neto já recebeu convites para levar o espetáculo para Alegrete e Santa Maria.

Nas praças

Segue crescendo o número de prefeitos de praças em Porto Alegre: agora já são 93 voluntários, homens e mulheres que merecem nosso apoio e respeito. Eles atuam como fiscais da comunidade - e sem ganhar nada por isso. Entre as atribuições do cargo, definidas em decreto municipal, estão zelar pelas áreas de uso coletivo, acompanhar serviços de limpeza, roçada e jardinagem e comunicar a prefeitura de problemas com iluminação e pichações.

Ajude a cuidar

Das 685 praças da Capital, cem foram revitalizadas em 2021 e 135 devem receber melhorias neste ano pela prefeitura. É papel de todos nós ajudar a cuidar do bem público.

Reconhecimento

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é o quinto melhor estabelecimento do tipo para se trabalhar no país, segundo classificação da 8ª edição do ranking nacional da saúde, feito pelo Great Place to Work. Também é o melhor entre os hospitais públicos brasileiros e entre todos os gaúchos.

Design em foco

A arquiteta e designer Roberta Banqueri (na foto) vem a Porto Alegre hoje, a convite da Casa de Alessa, para apresentar sua mais nova coleção, chamada Tupiniquim, a um grupo de convidados da Capital.

A linha de móveis recebeu dois prêmios na 11ª edição Brasil Design Award, no final de 2021: assinados por Roberta, o sofá Oca e a poltrona Cacau levaram o bronze na categoria Design de Produto. A coleção evidencia elementos brasileiros e foi concebida em conjunto com a Più Mobile.

RS tem seis universidades em ranking global

Mesmo com os reflexos nocivos da pandemia na educação, o RS tem motivos para se orgulhar: seis instituições gaúchas de ensino superior estão entre as 2 mil melhores universidades do mundo. Primeira colocada no Estado e quinta no Brasil, a UFRGS subiu 13 posições em relação a 2021. Promovida pelo Center for World University Rankings (CWUR), a avaliação é realizada desde 2012.

Além da UFRGS (que saltou da 474ª posição global para a 461ª), integram o rol UFPel, UFSM, PUCRS, IFRS e Furg (veja o quadro abaixo).

O IFRS é o único instituto federal do Brasil destacado pelo quarto ano consecutivo.

Na análise feita pelo CWUR, com sede nos Emirados Árabes Unidos, são levados em conta sete indicadores: qualidade da educação, inserção no mercado de trabalho (alunos com cargos de comando nas principais empresas do mundo), qualificação dos professores, volume e qualidade da pesquisa, citações em artigos científicos e nível de influência (a partir de publicações em revistas acadêmicas de destaque).

Entre todas as 2 mil elencadas, as três primeiras são norte-americanas: Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Stanford University. No Brasil, a campeã é a USP.

As instituições gaúchas na lista

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 461ª no ranking global

2 Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - 953ª

3 Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - 1.045ª

4 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - 1.504ª

5 Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - 1.536ª

6 Universidade Federal de Rio Grande (Furg) - 1.678ª

Pedras do silêncio no radar

Sotaques de diferentes regiões do Brasil andam se misturando em Nova Petrópolis, na Serra. Embora a maioria dos visitantes do Esculturas Parque Pedras do Sile^ncio seja de gaúchos, o proprietário do empreendimento, Valmor Heckler, comemora o interesse crescente de paulistas (21% do público atual), cariocas (12%) e mineiros (9%). Com mais de 80 esculturas ao ar livre, o espaço conta a história da imigração germânica. Mais detalhes em pedrasdosilencio.com.br.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário