quarta-feira, 27 de abril de 2022



27 DE ABRIL DE 2022
INFORME ESPECIAL

A força do trabalho voluntário no South Summit Brasil

A vontade de ajudar e de participar é tanta que até a direção do South Summit Brasil 2022 se surpreendeu: nada menos do que 400 pessoas se inscreveram para as cerca de 60 vagas de trabalho voluntário no encontro, marcado para os dias 4 a 6 de maio, em Porto Alegre. A grande procura é um indicativo do interesse em torno da iniciativa, que promete alçar a Capital ao mapa da inovação no mundo.

- O envolvimento, o desejo de ajudar e de fazer parte de tudo isso é incrível. Estamos muito felizes com a adesão. É um momento único, de muita sinergia na cidade - diz Thiago Ribeiro, diretor-geral do evento, primeiro do gênero na América Latina.

Com o prazo de inscrições para o voluntariado encerrado, começa agora a etapa de seleção. O processo envolve a análise dos perfis e dos currículos de cada candidato. A comissão avaliadora é composta por membros das equipes do South Summit Brasil e do evento na Espanha (onde é realizado desde 2012, em Madri). O resultado sai nos próximos dias.

Segundo Ribeiro, é possível que, diante da alta demanda, o número de selecionados passe dos 60, chegando a 80 ou 90 (a quantidade exata ainda está sendo definida). A intenção é garantir uma reserva técnica e, ao mesmo tempo, valorizar o apoio recebido - o engajamento da população é fundamental para garantir o sucesso do evento.

Vale dizer que os recrutados receberão apenas uma ajuda de custo diária, que será paga ao final do encontro, além de alimentação no local, certificado de participação e um kit de boas-vindas.

Atenção: o rio começa aqui

A exemplo de outros municípios brasileiros, Estrela, no Vale do Taquari, adotou uma ideia que merece destaque. Como mostra a imagem ao lado, captada pelo fotógrafo Mateus Bruxel, de ZH, bueiros da área central da cidade se tornaram alvo de um projeto de conscientização ambiental.

Os equipamentos receberam sinalização especial para chamar a atenção de moradores e visitantes. A ideia, segundo a prefeitura, é incentivar a população a ajudar na preservação dos arroios Estrela e Boa Vista, afluentes do Rio Taquari.

- A comunidade precisa entender que todo o lixo jogado para dentro do bueiro vai parar no rio. É levado pelos córregos e arroios e polui as fontes de água. Além disso, bueiros com lixo entopem e se transformam em problema quando chove mais - disse a diretora de Meio Ambiente do município, Tanara Schmidt.

Farroupilha, na Serra, também adotou uma iniciativa semelhantes, inspirada em uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU).

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário