quarta-feira, 25 de outubro de 2023


25 DE OUTUBRO DE 2023
INFORME ESPECIAL

O sonho de um hospital do câncer infantil em Ijuí

Ainda é só um plano, mas é assim que nascem os grandes projetos. A direção do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI) - antigo Hospital de Caridade, referência em saúde de alta complexidade para 285 municípios gaúchos - está à frente de um movimento para reforçar o atendimento a crianças acometidas pelo câncer na região.

Hoje, os pacientes e suas famílias precisam se deslocar cerca de 170 quilômetros até a unidade de oncologia pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, ou, dependendo do caso, percorrer 400 quilômetros até Porto Alegre. Para mudar isso, a direção quer construir um novo hospital na região, voltado exclusivamente ao tratamento dos pequenos.

- A ideia é erguer um prédio novo junto ao nosso complexo em Ijuí, com UTI pediátrica, ambulatórios e toda a linha de cuidados necessários. Hoje, as famílias sofrem muito com os deslocamentos. É desgastante - diz o médico Douglas Uggeri, presidente do HCI.

A instituição filantrópica tem 79% dos atendimentos pelo SUS, sendo que a oncologia adulta atinge 95%. A intenção é seguir essa linha com o novo hospital, cujo custo é estimado em pelo menos R$ 80 milhões. O projeto arquitetônico deve ser concluído no primeiro semestre de 2024.

Enquanto isso, o grupo busca o apoio da comunidade, de prefeitos da região, do governo do Estado, da União e da bancada gaúcha no Congresso, por meio de emendas parlamentares.

O sonho de Uggeri e do vice-presidente do HCI, Marco Antônio Savage, é ter a sorte de "encontrar uma Nora Teixeira pelo caminho". Nora, como destaquei aqui na semana passada, é a benfeitora por trás do novo hospital da Santa Casa - foi graças a ela que tradicionais famílias e empresas doaram recursos à obra.

Na conexão Porto Alegre-Paris

Com clássicos da chanson française, do jazz e do blues e uma pitadinha de MPB, um casal de músicos de Porto Alegre está conquistando a Cidade Luz.

Luana Pacheco e Luciano Leães (foto), que passam uma temporada na Europa, se apresentam nesta sexta-feira no icônico Le Grain, em Montmartre - o bairro boêmio de Paris, lar e ponto de encontro de grandes pintores como Pierre-Auguste Renoir, Edgar Degas, Claude Monet e Toulouse-Lautrec.

O local foi um tradicional clube de jazz no passado, e a apresentação da dupla marca o retorno do espaço ao circuito parisiense de música ao vivo.

- Estamos emocionadíssimos. É um sonho. Não parece real - comemora Luana.

Em julho, como mostrei aqui, a cantora entrou na lista das personalidades inspiradoras da revista Vox, Culture, et Innovation en Amérique Latine et dans les Caraibes, que celebrou os 140 anos da Aliança Francesa.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário