quarta-feira, 13 de dezembro de 2023


13 DE DEZEMBRO DE 2023
CARPINEJAR

Constrangimentos dos óculos de leitura

Essa história de usar óculos de leitura vai criando constrangimentos. Você perde a liberdade. Você perde a autonomia. É uma luta vã contra a velhice. Depois dos 40 anos, o cristalino não é mais o mesmo, torna-se menos flexível e apto a focalizar objetos rentes ao rosto. Aos meus 50 anos, o oftalmologista me parabenizou:

- Era para ter acontecido antes. Foi um atenuante que não melhorou em nada a autoestima. Ter resistido até ali não me trouxe nenhuma facilidade na aclimatação do hábito.

Você enxerga bem de longe, e a vista se embaralha de perto, naquilo que é chamado de inadiável presbiopia. Para ler ou conferir o celular, não conseguirá ficar desaparelhado. É um tira e põe interminável.

Já para assistir a filmes ou dirigir, não mudará coisa alguma em sua vida. São duas existências ao mesmo tempo. Como se bipartisse a atuação da sua personalidade. Tudo piora com a praia.

Para escolher o tira-gosto ou a bebida num quiosque, você tem que colocar óculos para perto. É completamente ridículo estar de sunga e de óculos. Ou você é marombado, ou intelectual. Não dá para acumular a aparência das duas poses.

Além do desgaste físico de encolher a barriga para as fotos familiares à beira-mar, ainda tem que encontrar um esconderijo para os óculos.

Vestido, você até o carrega na gola da camisa. Mas, no momento em que desfruta da condição de banhista, seminu, transportará os óculos onde? Com as antenas do aro para fora da sunga? Não tem como. É um atentado violento ao pudor. Em cima da cabeça? Esquecerá e acabará mergulhando com eles.

Junto de conchas e estrelas-do-mar, vejo sempre as ondas trazendo óculos perdidos. Passou a ser uma oferenda constante a Nossa Senhora dos Navegantes: traga os olhos de minha juventude de volta!

Da mesma forma espantosa, já cheguei à conclusão de que é preciso entrar no box do banheiro de óculos, por mais patética que seja a cena. Se você está num hotel, na hora do banho, nunca saberá diferenciar o hidratante do xampu e do condicionador. São miniaturas com letras em miniatura. E todos são parecidos, com coloração semelhante no seu conteúdo.

Pode ter certeza de que eu me ensaboei várias vezes com creme para pele.  Sinto saudade de quando eu só levava meus óculos de sol ao litoral. Os tranquilos, independentes e joviais óculos de sol.

Você poderia intervir dizendo: por que não usa óculos de sol com grau? Porque, como expliquei, eu ainda enxergo com nitidez a distância. Ou adoeço completamente, ou mantenho o malabarismo na minha situação anfíbia. Não tem como tapar um buraco destapando o outro. Menos mal que, para o romance, eu fecho as pálpebras e vejo somente com o coração.

CARPINEJAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário