quinta-feira, 14 de dezembro de 2023


14 DE DEZEMBRO DE 2023
CHAMOU ATENÇÃO

Ajuda para realizar sonho

No ano em que celebra 15 anos de atividade, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) está se preparando para realizar um sonho, mas, para isso, precisa de apoio. A convite da Butler University e da Partners of the Americas, uma turma com 30 pessoas fará uma imersão de estudos e apresentações em Indianápolis, no Estado de Indiana, nos Estados Unidos. O intercâmbio acontecerá de 2 a 13 de fevereiro de 2024.

- A internacionalização da orquestra é uma meta que estamos construindo desde 2013, quando fomos para o Uruguai pela primeira vez. Quando começamos a levar os jovens para ter essa experiência (internacional), a visão de mundo deles se modificou. Eles entendem que são capazes de chegar nesses lugares e se apresentar em teatros como o Sodre, em Montevidéu - afirma Carla Zitto, presidente da OJRS.

Conforme Carla, passagens aéreas, taxas de vistos e seguros já estão pagos. No entanto, ainda faltam recursos para cobrir a hospedagem, a alimentação e o vestuário de inverno para os alunos - já que em fevereiro estará fazendo frio nos EUA. Uma vaquinha virtual está recebendo doações para pagar os custos desse sonho. A meta é atingir R$ 97,8 mil - que na conversão para dólar fica em torno de US$ 20 mil - até 10 de janeiro.

Inclusão

O maestro Telmo Jaconi acompanhará a turma no intercâmbio. Para ele, os jovens da OJRS irão experimentar uma troca cultural valiosa.

- Vamos mostrar a música brasileira, uma realidade brasileira que eles (norte-americanos) não conhecem e também um projeto social de inclusão. Nossos alunos vão poder mostrar o próprio carisma que possuem, as pessoas se emocionam quando veem a realidade que eles estão apresentando. Jovens de periferias, de baixa renda, de escolas públicas, que conseguem mostrar que são capazes e que são orgulhosos em pertencer ao lugar onde estão.

Nesses quase 15 anos, mais de mil jovens passaram pela orquestra, que tem como objetivo transformar a vida dos alunos por meio das notas e partituras.

É possível doar no site catarse.me/ojrsindianapolis. Valores também são aceitos via Pix. A chave é o e-mail orquestrajovemrs@gmail.com. Empresas e pessoas físicas podem patrocinar via Lei de Incentivo à Cultura.

CAROLINE TIDRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário