terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


25 de fevereiro de 2014 | N° 17715
PAULO SANT’ANA

Viciado em refrigerante

Vejo centenas de mortes nas ruas da Ucrânia. Vejo dezenas de mortes nas ruas da Venezuela. E comparando com o Brasil só aí é que me apercebo da estabilidade política em nosso país, há tempos não assistimos a governos derrubados pela força e desconhecemos violência policial nas ruas que redunde em mortes.

Hosanas!

Percebo sutilmente que bebo de cinco a sete latas de Coca-Cola Zero por dia.

Sei que estou errado, devia beber mais água mineral. Mas cadê o sabor na água? Se eu encontrasse sabor na água insípida, eu a beberia.

Mas o refrigerante deve conter algum componente que vicia tanto quanto a cerveja.

Essa Coca-Cola Zero é sensacional, esqueci da Coca natural.

Ah, que saudade dos tempos do Crush, quando ele trazia junto até a polpa da laranja! Existe ainda um refrigerante com este nome, mas é pura tintura com sabor artificial de laranja.

Noto que o segredo dos refrigerantes está no gás que lhes é injetado.

Fez sucesso, pelo número de mensagens que recebi, minha coluna relembrando os bondes em Porto Alegre.

Em Porto Alegre havia, mais propriamente só na Rua da Praia, um refrigerante que se chamava Hidrolitrol, era pura água com gás, mas muita gente era viciada nele.

E havia também, em carrocinhas de alumínio que transitava pela cidade, o mate gelado. Que lindos tempos os do mate gelado. Mas agora há este mesmo mate gelado em copos plásticos vendidos no comércio.

Coisa boa!

Jogo importante este de hoje na Arena. E oportunidade então de ver novamente o menino Luan, muitos e muitos torcedores mandam mensagens com medo de que o Grêmio venda Luan.

Mas o futebol virou nisso infelizmente: quando aparece um grande jogador, logo em seguida aparece junto a oportunidade de vendê-lo.

Que belos tempos os das décadas de 50 e 60, quando o Grêmio tinha um jogador do naipe de Airton Ferreira da Silva e não se vendia os craques, Airton jogou mais de 10 anos no Olímpico.

Se o Grêmio hoje ganhar a segunda partida consecutiva na Libertadores, dará um grande passo rumo à classificação.


Todos à Arena!