sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Jaime Cimenti

Uma pintura, duas jovens, um século de separação

A garota que você deixou para trás, da escritora londrina Jojo Moyes, apresenta uma delicada narrativa na qual duas jovens separadas por quase um século unem-se em sua determinação de lutar por aquilo que amam. Moyes já é bem conhecida do público brasileiro por seus romances Como eu era antes de você e A última carta de amor, publicados pela Editora Intrínseca. Moyes estudou jornalismo e foi correspondente do The Independent por dez anos.

Desde 2002, dedica-se exclusivamente à literatura. No romance, uma tela impressionista une duas garotas e as histórias com os maridos. Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, a França está sob domínio alemão, e o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Acaba se tornando prisioneiro dos alemães. Sophie vive com seus irmãos em St. Péronne, com poucos recursos. Para suportar as dificuldades impostas pela guerra, ela se apega ao quadro com seu belo retrato pintado por seu marido na época em que os dois viviam felizes em Paris exposto no restaurante da família.

O comandante responsável pela ocupação da cidade fica completamente envolvido pela imagem de Sophie na pintura e ela vai usar esse trunfo para tentar uma troca arriscada buscando garantir a liberdade de seu grande amor. Na Londres dos anos 2000, a viúva Liv Halston, de apenas 26 anos, convive com a ausência do marido na moderna Casa de Vidro por ele construída e com o presente de casamento que ganhou dele: um quadro com o retrato de uma bela mulher. A pintura se tornou seu objeto preferido e, depois da solidão do luto da viuvez, ela conhece Paul e considera a possibilidade de voltar a se envolver com um homem.

Ela não sabia que, com a nova paixão, uma avalanche de mistérios e questões políticas moralmente complexas apareceria. Duas mulheres corajosas, duas épocas, situações similiares, disso trata de modo central o romance. As duas têm o mesmo apego pela obra de arte , sofrem pela perda de um grande amor e  os julgamentos políticos e sociais. Jojo Moyes fez fascinantes retratos de época, que seduzem os leitores. Intrínseca, 384 páginas, R$ 29,90, tradução de Adalgisa Campos da Silva,


www.intrinseca.com.br.