sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Jaimce Cimenti

A mais macabra das antologias

Em As melhores histórias das mitologias asteca, maia e inca, com organização e tradução de A. S. Franchini (formado em Direito e autor de As melhores histórias da mitologia celta; e, em parceria com Carmen Seganfredo, responsável também por As melhores histórias da mitologia nórdica, O anel dos nibelungos, Em mares nunca navegados, entre outros), o leitor terá a oportunidade de conhecer a mais macabra das antologias.

Corações extraídos a ponta de faca no alto de pirâmides, sacerdotes vestidos com a pele humana de guerreiros sacrificados, cavaletes de crânios enfileirados, expostos à luz do dia, e cordões de espinhos passados por dentro da língua. Esses e outros hábitos desconcertantes faziam parte do dia a dia dos astecas - um povo que, como nenhum outro, vivenciou com radicalidade máxima a sua religião. Na antologia, além de conhecer os espantosos deuses astecas, o leitor conhecerá as motivações religiosas que levaram os astecas a criar a religião mais sangrenta que a história humana já registrou.

Deuses como Quetzalcoat (a serpente emplumada) e Tezcatlipoca (o senhor do espelho fumegante) estão no volume, mostrando uma das civilizações mais incríveis da história universal. Para o autor, os astecas não eram monstros nem coitadinhos, mas um povo movido por um tipo de devoção radical, mas sincera. Na segunda parte da antologia, estão os mitos maias, com destaque para o resumo, em forma de contos, do Popol Vuh, um dos textos essenciais do grande arsenal mítico universal.

A terceira e última parte da antologia traz os mitos incas, com destaque para a lenda de Viracocha, o deus supremo andino e, também, para a crônica de todos os reis incas - desde Maneo Capac, o mítico fundador do império, até os “rebeldes” que lutaram contra a dominação espanhola. 

Como se sabe, as três mitologias compõem um dos mais importantes sistemas mitológicos criados no continente  americano. Os mistérios da chegada dos Astecas à América Central e muitos aspectos das ricas mitologias maia e inca estão no alentado volume de 512 páginas, editado por Antônio Luzzatto, com projeto gráfico de Juliana Dischke e que certamente seguirá como referência na matéria.

O livro permitirá aos leitores  o acesso ao importante sistema mitológico composto pelos astecas, maias e incas, que, antes, era praticamente desconhecido pelos brasileiros. Artes e Ofícios Editora,

www.arteseofícios.com.br.