ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Um quarto dos eleitores antecipou voto nos EUA
Procedimento pode ser feito pessoalmente ou pelo correio e vem sendo estimulado pelos dois candidatos. Ao menos 15 milhões dessas pessoas estão nos Estados-pêndulo. Nos últimos dias de campanha, Donald Trump e Kamala Harris buscam indecisos em regiões consideradas decisivas
Mais de 66 milhões de eleitores já votaram antecipadamente nos Estados Unidos, faltando três dias para a data oficial da eleição, na próxima terça-feira. Desses, ao menos 15 milhões estão nos chamados Estados-pêndulo, que não têm uma tendência clara de votação e, por isso, serão decisivos.
O número de votos computados até agora corresponde a cerca de 25% dos eleitores aptos a votar. Do total, 33 milhões votaram pessoalmente e 22,7 milhões depositaram cédulas nos correios.
As mulheres são as que mais estão adiantando o voto (54% do total), enquanto homens representam 43%. Pessoas entre 41 e 65 anos são as mais engajadas por enquanto.
O Estado com taxa mais alta de antecipação de voto é a Carolina do Norte, com 54%. Na sequência, vêm Geórgia (50%), Nevada (45%) e Arizona (43%).
Nas eleições de 2020, após ser derrotado por Joe Biden, Donald Trump, que concorre novamente este ano pelo Partido Republicano, tentou desqualificar os votos antecipados, Este ano, porém, ele tem feito campanha para impulsionar o voto adiantado.
A candidata democrata, Kamala Harris, também tem estimulado seus eleitores a antecipar o voto.
Reta final
Empatados nas pesquisas mais recentes, Trump e Kamala viajaram na sexta-feira para Wisconsin, um dos Estados- pêndulo, para tentar captar eleitores indecisos.
Wisconsin apoiou Trump em 2016 e seu sucessor, o democrata Joe Biden, em 2020, com menos de um ponto percentual de diferença de cada vez. Os comícios dos dois aconteceriam à noite na cidade de Milwaukee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário