sábado, 24 de dezembro de 2022

 
24 de Dezembro de 2022
LEANDRO STAUDT

Memórias de Natal

Nenhuma data supera o Natal no meu baú de memórias. Provavelmente, vocês também estão carregados de lembranças. O Papai Noel provoca fascínio nas crianças, mesclando alegria, medo, euforia e ansiedade. Mesmo em meio a tanta s emoções, é impressionante a capacidade dos pequenos observarem os detalhes. Por muito pouco, não fui desmascarado pelos pés em um Natal. Minha afilhada Ana Clara, então com dois ou três anos, comentou que o Papai Noel usava os tênis iguais aos do dindo.

Pensando bem, eu também fiz a mesma descoberta quando tinha os meus oito ou nove anos. O Papai Noel que pisou em um dos meus pacotes de presente usava relógio igual ao do meu tio Beto. Bingo!

Sherlock Holmes ficaria com inveja da minha astúcia.

Sem shopping na minha cidade, víamos o Papai Noel na frente das maiores lojas do comércio de rua de Novo Hamburgo. Com balas dentro de um saco, era parada obrigatória na década de 1980. Outra lembrança de Natal é dos passeios de carro nos anos 1990. Com o Plano Real e a chegada das luzinhas produzidas na China, casas ficaram iluminadas como nos filmes norte-americanos. Em família, percorríamos os bairros em busca das melhores decorações. Não posso me esquecer das missas. Vestindo roupa de domingo, quem sabe uma nova ganhada na noite anterior, a igreja era o destino na manhã do dia 25 de dezembro.

Nada supera as lembranças dos presentes. Como nasci no Natal,sempre ganhei dois presentes. A primeira bicicleta veio aos cinco anos, uma BMX Pantera de pneus amarelos. Nas pedaladas iniciais, mesmo com rodinhas, caí sobre espinhos. Lembro-me como se fosse hoje da enfermeira Clarinda, nossa vizinha, retirando um por um todos que ficaram pelo meu corpo. Mesa de botão, videogame e outros brinquedos inesquecíveis da infância também vieram com o Papai Noel.

O Natal é especial pela reunião das famílias.

Mas também pode ser um momento de tristeza e saudade, principalmente daqueles que já não estão mais conosco. Nas crianças, pode surgir a frustração de não receber o presente desejado.

É aprendizado para a vida.

Chegamos a mais um final de ano. Talvez vocês viajem para casa de familiares ou os recebam. Momento para viver o presente e reviver o passado, quem sabe revirar as gavetas dos álbuns de fotografias.

Espero que seja uma festa de boas lembranças paraofuturo. Feliz Natal!

LEANDRO STAUDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário