segunda-feira, 26 de dezembro de 2022


26 DE DEZEMBRO DE 2022
CHAMOU ATENÇÃO

Vitória para a pequena Bella

Após mais de dois meses de angústia e mobilização pela vida de Bella Vetter Kottwitz, sete meses, a bebê tomou, na última quinta-feira, a tão aguardada dose do medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo.

O remédio é utilizado no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1, uma doença genética que compromete progressivamente as atividades musculares, interferindo na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, podendo causar paralisia e morte.

A doença foi diagnosticada em 13 de outubro e, desde então, a família de Bella mobilizou parentes, amigos e buscou sensibilizar o maior número possível de pessoas para ajudar na compra do medicamento, que chega a custar até R$ 7,2 milhões. A campanha de financiamento coletivo "Todos pela Bella", organizada pela publicitária Tatiana Vetter e pelo arquiteto Patrick Kottwitz, ambos de 36 anos, mãe e pai de Bella, arrecadou R$ 167,5 mil.

O pai e a mãe de Bella são naturais de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Eles moravam em Porto Alegre e, na pandemia, mudaram-se para Garopaba (SC). O nascimento da primeira filha foi na Capital e, após buscar atendimento em ambos os Estados, o diagnóstico ocorreu em Curitiba, no Paraná.

Dia Z

Em novembro, o desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, determinou que Bella recebesse o medicamento da União.

Os pais de Bella apelidaram o dia de receber a medicação como "Dia Z", devido ao nome do remédio (Zolgensma). A aplicação ocorreu às 7h da quinta-feira, no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.

- Estamos em êxtase. Foi o melhor presente de Natal que a gente poderia ganhar. Como pais, estamos pisando em nuvens. A Bella ganhar essa medicação significa que agora podemos olhar para o futuro. Antes, a gente vivia um dia de cada vez. Imaginamos ela tendo uma vida plena e se desenvolvendo no seu ritmo certo - comenta a mãe de Bella.

Tatiana pontua que as próximas semanas serão de muita atenção à saúde de Bella, em razão de possíveis reações à medicação.

JEAN PEIXOTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário