quinta-feira, 19 de setembro de 2024


19 de Setembro de 2024
360 GRAUS - Juliana Bublitz

Para abraçar o Brasil

Com a presença dos principais representantes do setor de turismo no Estado, o governo gaúcho lançou ontem, em Porto Alegre, o que promete ser a maior campanha de promoção turística do RS, com investimento de R$ 30 milhões. Tem tudo para dar certo.

Às vésperas da reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em 21 de outubro, a iniciativa parte de um mote certeiro: o Brasil abraçou o RS na catástrofe climática e, agora, nós queremos abraçar o país.

A ideia é espalhar ações publicitárias massivas em todas as mídias, por todo o país, ao longo de 45 dias, com lançamento oficial na ABAV Expo (a feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens), em Brasília, no próximo dia 26.

Nossos destinos serão apresentados na TV, no rádio, na internet, nos jornais, nas áreas de embarque e desembarque dos aeroportos e nas revistas de bordo dos aviões. Haverá, também, um movimento para trazer jornalistas e influenciadores ao Estado, para reforçar a divulgação, em uma operação coordenada com os principais nomes do setor, de todas as regiões.

Aliás, a certeza do êxito da iniciativa passa exatamente por isso: o governador Eduardo Leite ouviu o segmento, a Secretaria Estadual de Turismo fez a sua parte, a área de comunicação do governo entrou na parada, um pool de agências se uniu pela causa e tudo foi pensado junto dos protagonistas, aqueles que, lá na ponta, farão a coisa acontecer. _

Semana do Negroni

Em setembro, bares de diferentes países participam de um dos mais badalados eventos da coquetelaria mundial: a Negroni Week, ou Semana do Negroni, dedicada ao drinque italiano feito com gin, Campari e vermute tinto.

Em Porto Alegre, pelo terceiro ano consecutivo, o palco oficial do festival é o Press Bar Restaurante, no Moinhos de Vento (Rua Hilário Ribeiro, 281), onde o bartender Paulo Santos elaborou uma receita especial, com espuma cítrica de laranja (na foto), sensação entre a clientela. A função vai até domingo.

P.S.: Sabe quem criou o famoso drinque? Um conde chamado Camillo Negroni, em 1919, em Florença. 

Na rota da enchente

Qual a melhor forma de contar a história da enchente? Um casal de jornalistas escolheu a bicicleta. No final de julho, três meses depois da catástrofe climática, Eduardo Seidl e Raphaela Donaduce Flores partiram da beira do Guaíba, em Porto Alegre, até o encontro com o mar, na praia do Cassino, em Rio Grande.

Ao longo do percurso de 502 quilômetros (em sete dias), eles seguiram as marcas deixadas pela água na paisagem e na vida de comunidades ribeirinhas severamente afetadas. As conversas com as pessoas e as observações da dupla foram registradas em áudios, fotos e vídeos, com paradas em municípios como Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, São Lourenço e Pelotas. E por que, afinal, fazer a aventura de bike?

- A gente é ciclista e já fazia viagens do tipo, mas, nesse caso, a bicicleta foi, também, uma inspiração. Ela nos convida a refletir sobre a relação com o tempo, o território e o meio ambiente - explica Rapha.

Agora, a dupla se prepara para a publicação do material em livro e site, com previsão de lançamento em 2025.

Antes disso, às 16h deste sábado, os dois contam os bastidores da história no Festival da Primavera, promovido pela Livraria Clareira (Rua Henrique Dias, 111, bairro Bom Fim), em Porto Alegre. Haverá projeção de imagens e bate-papo sobre o projeto (batizado de Caminho das Águas), entre outras atrações ao ar livre, todas gratuitas. _

Córneas no HCPA

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) registrou um salto nos transplantes de córneas. Em agosto de 2024, o número chegou a 32, o dobro da média mensal do último ano.

O aumento é atribuído, em parte, ao crescimento do volume de captações feitas pelo Banco de Tecidos Oculares do HCPA, que se consolidou como uma das principais instituições do tipo no Rio Grande do Sul. O banco é responsável por cerca de 30% dos transplantes envolvendo olhos em solo gaúcho. É um baita resultado. _

Centro Municipal de Cultura será recuperado

Nos próximos dias, começam as obras de recuperação do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, no bairro Menino de Deus.

Afetado pela enchente, o espaço de 3,6 mil metros quadrados engloba o Teatro Renascença, a Sala Álvaro Moreyra, o Atelier Livre, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e um saguão de exposições. Tudo ficou embaixo d?água.

A recuperação será realizada como compensação por uma obra da CFL Empreendimentos, articulada pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, em parceria com a Secretaria de Cultura de Porto Alegre. O valor previsto na revitalização é de R$ 2,8 milhões. _

renascença

No Teatro Renascença, um mais atingidos pela enchente (e que já tinha sérios problemas antes disso), a reforma prevista vai desde instalação de piso novo, pintura, parte elétrica, sonorização, cortinas, carpetes e poltronas, até higienização e impermeabilização do reservatório das caixas d?água.

360 GRAUS

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