sábado, 22 de dezembro de 2012



23 de dezembro de 2012 | N° 17292
O CÓDIGO DAVID | DAVID COIMBRA

A DERROTA DE PAPAI NOEL

Após tão criteriosa quanto dolorosa reflexão, decidi: Papai Noel ficará sem o bico do meu filho, neste Natal. Sim, sei que ele (meu filho, não Papai) já está com cinco anos de idade, que muitos de seus contemporâneos andam por aí sem bico e tudo mais, mas não lhe roubarei agora esse prazer de primeira infância. Até porque percebi que ele está travando uma feroz luta interna para conseguir essa renúncia. Vem pensando no assunto, buscando paradigmas. Dias atrás, comentou:

– Papai, sabia que o João Jorge ainda chupa bico?

– É? Como é que tu sabe?

– Foi o João Francisco quem me disse...

A busca de paradigmas.

Em derradeira análise, não vejo grande mal nesse hábito, desde que ele não o mantenha até os vinte e tantos anos de idade. Os dentistas falam que os dentes ficam tortos, mas os dentistas também falam que café escurece os dentes, E EU NÃO VOU DEIXAR DE BEBER CAFÉ, ENTENDERAM???

Eu com meu café, ele com seu bico. Suspeito, inclusive, que o mundo seria melhor, se todas as pessoas chupassem bico. Noto que meu filho, quando está estressado porque, sei lá, a rodinha do Batmóvel dele caiu ou sua amiga Biela (Gabriela) insiste naquela brincadeira de casamento de príncipes ou o Gloob sai do ar bem na hora dos Robôs Invasores, quando algumas dessas coisas terríveis acontece, ele encontra conforto metendo o bico entre os dentes. Fica lá chupando, inhup, inhup, inhup, muito concentrado, e então relaxa, e fica tudo bem.

Essas pessoas agressivas, quando estão no limiar de cometer um desatino, se tivessem um bico para chupar, não o cometeriam, tenho certeza. O cigarro mesmo é um substituto do bico. É verdade que há cinco minutos guardados dentro de cada cigarro. Cinco minutos de ponderação. O homem, ao parar para fumar, realmente para. Cessa tudo. Pensa. E, em geral, se acalma. Só que cigarro dá câncer, impotência, mau hálito e todas aquelas coisas horríveis que o Ministério da Saúde bota no verso dos maços. Logo, a solução é o bico. Vamos substituir o cigarro pelo bico. E viver em paz, enfim. Você perdeu, Papai Noel.


Para parar com para Repare nesta frase que escrevi no texto principal:

“O homem, ao parar para fumar, realmente para”.

Pensei, antes de escrever isso. Esse pequeno jogo com parar, para, para. Nada de especial, sei, só eu me divirto, mas a coisa toda perde a graça sem o acento. Aí está. Tiraram o acento do para. Como puderam fazer isso? Essa reforma ortográfica... Já me acostumei a escrever ideia sem acento, embora não ache boa ideia, mas como ordenar que alguém pare:

– Para!

Como dar essa ordem drástica sem acento? Ao perder o acento, para perdeu sua força, feito um Sansão calvo. Ninguém interrompe sua ação por causa de um para sem acento. A pessoa pode muito bem perguntar:

– Para onde?

E seguir em frente.

Francamente. Só chupando um bom bico para não se irritar com a reforma ortográfica.

Drummond sobre o Natal

Menino, peço-te a graça

De não fazer mais poema

De Natal.

Uns dois ou três inda passa...

Industrializar o tema,

Eis o mal

Agatha

Agatha Christie está entre minhas primeiras leituras. Tinha lá meus 12 anos, ia à Biblioteca Romano Reiff, hoje engastada em frente ao campo do Alim Pedro, onde dava meus lançamentos de 50 metros a la Roberto Rivellino e onde, pela primeira vez, vi um casal fazendo amor, lá em cima, no morro que circunda o campo, em meio aos arbustos, lembro que, de repente, o Edu Brites, que estava na meia-lua, protegendo a defesa, ele espetou o indicador no ar, apontou para o mato e gritou “olha lá!”.

E todos paramos o jogo, pois percebemos a urgência do gesto do Edu, era algo grave, merecia que se interrompesse o joguinho, então paramos e olhamos e vimos um par de nádegas brancas e redondas que subiam e desciam ritmicamente, apareciam e desapareciam, apareciam e desapareciam, em sôfrega atividade, algo muito estranho, eu não sabia o que era, só soube quando os outros, mais experientes, informaram aos gritos de “eles estão transando!”.

E aí foi uma emoção, nós urrávamos e aplaudíamos e pulávamos, até que o casal se recompôs e se foi embora correndo e ajeitando roupas e cabelos, sob nossos apupos, e o jogo nem sei se prosseguimos, mas ficamos falando naquilo por muito, muito tempo, a história crescendo a cada dia, tornando-se cada vez mais importante e foi mesmo importante, o Alim Pedro era importante para nós e para mim a biblioteca também era importante e hoje ela está bem em frente ao Alim Pedro e era lá que eu entrava, cumprimentando as professoras, e me sentava num canto e pegava um livro da Agatha Christie para ler.

Li todos os livros da Agatha Christie. Obviamente, meu personagem preferido era o pequeno detetive Hercule Poirot, ele com seu bigode encerado nas pontas e sua privilegiada massa cinzenta. É um livro dela que sugiro para esse fim de semana, O Natal de Poirot. Foi lançado em pocket, há pouco, pela L&PM. Leitura despretensiosa e descompromissada, ideal para os dias quentes do verão.