quinta-feira, 27 de dezembro de 2012



27 de dezembro de 2012 | N° 17295
DEPOIS DO SUSTO

Verissimo já planeja retorno ao trabalho

Escritor esteve dias internado no CTI do Hospital Moinhos de Vento, na Capital, por causa de gripe

O escritor Luis Fernando Verissimo segue em recuperação e traça planos para o começo de 2013: voltar a escrever. As últimas semanas têm sido de melhora gradual. Em casa, acompanhado pela mulher, Lúcia Verissimo, e pelos filhos, Fernanda, Pedro e Mariana, o escritor encara uma rotina que inclui três sessões semanais de fisioterapia, para recondicionar a musculatura, além de dieta especial.

Depois de uma gripe ter colocado o escritor entre a vida e a morte, celebrar as festas de fim de ano com a família tem um grande significado.

– Passamos o Natal em casa, com toda a família reunida, o peru estava uma delícia. E vamos passar a virada do ano por aqui também – conta Lúcia.

Segundo ela, o cronista “melhora um pouquinho a cada dia”, fato que pôde ser confirmado nos últimos dias, quando outra “função vital” do escritor – tão calado na fala como desenvolto na escrita – deu sinais de reação.

– Ele está querendo voltar a escrever. Foi ele quem começou a pensar no assunto. Vamos ver se, de repente, entra o ano trabalhando – comemora Lúcia.

A expectativa é grande pela volta à ativa do escritor, que deixou tantos admiradores apreensivos ao ser internado no dia 21 de novembro. Depois de voltar de viagem pelo sudeste do país, sentindo mal-estar, Verissimo acabou tendo de ser internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Moinhos de Vento, na Capital.

Hospitallizado, precisou de aparelhos para sobreviver

Passou dias sedado e dependendo de aparelhos para sobreviver, mas o quadro foi revertido e, no dia 3 de dezembro, recebeu alta do CTI. No dia 14, voltou para a casa da família, no bairro Petrópolis. Passado o momento crítico, Verissimo mostrou, em mensagem de agradecimento escrita a pedido de ZH, que o bom humor segue intacto:

– A frase ‘é só uma gripe’ não tem sentido. Descobri que ‘só uma gripe’ pode matar. Também descobri que corrente, reza, pensamento positivo – tudo que complementa os milagres da medicina – funciona mesmo – escreveu, agradecido pelas demonstrações de carinho e a torcida dos fãs.