terça-feira, 25 de dezembro de 2012



24/12/2012 e 25/12/2012 | N° 17293
HISTÓRIAS DE NATAL

O poeta e a estudante

Ele em Gravataí e ela em Capão Bonito do Sul, Tio Cata e Dona Benta levam vidas de muitas similaridades. A maior delas: realizam seus sonhos escrevendo. Catarino Brum Pereira, 62 anos, presenteou-se com a própria grande oportunidade.

Decidido a encontrar leitores para compartilhar os textos que compõe, o papeleiro encomendou a impressão de mil exemplares de seu livro de poemas. Ainda não conseguiu quitar a dívida com a gráfica e segue percorrendo a cidade na carroça puxada pelo cavalo Raio X, recolhendo lixo reciclável e vendendo sua estreia literária a R$ 10 o exemplar.

Aos 94 anos, alfabetizada há apenas nove, Maria de Oliveira Costa é a estudante mais velha a concluir o Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Desperdiçou a infância e a adolescência longe da escola por conta de um temor do pai, que queria evitar que a filha se correspondesse com possíveis pretendentes. Dona Benta descobriu o encanto dos livros didáticos e das questões de matemática copiadas do quadro-negro, revigorando-se com o convívio entre os colegas tantas décadas mais jovens.

As páginas a seguir apresentam, em detalhes, essas duas histórias inspiradoras para ler no Natal.

FELLIZ NATAL PRA VOCÊ