segunda-feira, 24 de dezembro de 2012



24/12/2012 e 25/12/2012 | N° 17293
CLÁUDIO MORENO

Borges (2)

Como não poderia deixar de ser, o espantoso livro de Bioy Casares sobre Borges (são 1600 páginas corridas!), que registra a conversação que os dois parceiros mantiveram ao longo de quarenta anos, está repleto de observações sobre as mulheres que ambos conheceram.

De um lado, há um grupo especialíssimo, formado por aquelas a quem amou ou julgou amar; sobre elas, Borges abre seu coração ao amigo e expõe suas dúvidas mais íntimas, suas esperanças e suas frustrações. Do outro – e este é o nosso assunto –, há uma galeria de extravagantes personagens femininas (algumas, suponho, inventadas), donas de uma lógica genial e desconcertante.

Embora seja evidente o olhar misógino que Borges lança sobre elas, não consegue esconder, no entanto, o fascínio que sente por esta maneira de “pensar ao contrário”. Uma delas, por exemplo, namorada da juventude - agora muito velha - queixava-se de ter que abandonar seu clube de carteado:

“Passei a vida jogando bridge e canastra, mas não jogo mais; introduziram mudanças secretas nas regras, e eu não compreendo mais nada”. A mesma senhora contou-lhe, com um risinho de superioridade, que finalmente tinha lido o Dom Quixote inteirinho, “mas o verdadeiro, não esse que todos leem!”.

A mais famosa de todas foi Beatriz Bibiloni de Bullrich, apresentada como uma dama da alta sociedade de Buenos Aires; são tantas as anedotas que Borges lhe atribui que parece impossível ter existido. Era essa que costumava dizer, com indiscutível candura: “Eu sou tão inteligente, tão genial, que não conseguem me entender, como você sabe”. Borges conta que, certa vez, levou-a para ver o balê moderno de Cecília Ingenieros.

Depois do espetáculo, quando lhe perguntou o que tinha achado, ela foi sincera: “Estava muito bonito, mas eu prefiro o outro tipo de baile, que tem orquestra e pessoas conhecidas que tiram a gente para dançar”. Doutra feita, a madame recebia alguns amigos quando anunciaram que na praça fronteira à sua casa haveria uma queima de fogos. Ela conta: “Saímos para vê-los.

De repente, vimos uma bola de fogo vindo em nossa direção; todos fugiram, mas eu, com meu psiquismo, comprendi que nada ia me acontecer. Depois, tive de passar na farmácia, pois fiquei com as pernas cheias de queimaduras”. Conclui Borges: “Ela é invulnerável à realidade”.

A meu ver, porém, a taça fica com outra amiga, que se autointitulava escritora. Ao cumprimentar Borges por ter conquistado um importante prêmio literário, disparou: “Nota que eu facilitei a tua vitória, ao não me inscrever; por isso, espero que retribuas o favor, quando fizeres parte do júri, no ano que vem”.