segunda-feira, 24 de dezembro de 2012



24/12/2012 e 25/12/2012 | N° 17293
CELSO GUTFREIND - (interino)

O Natal de Davi e Golias

Eu fui a uma banca de TCC. Qual a importância disso?

Trabalhos de conclusão existem no mundo acadêmico do mundo inteiro. Em todos os cursos, da graduação ao pós. São eventos meio fechados, que interessam a seus protagonistas e suas famílias, quando muito. Alguns rendem frutos à comunidade, mas a colheita costuma ser feita bem depois.

Eu não era protagonista e nem da família. Poderia alegar que o assunto escolhido é original: a utilização terapêutica dos contos. Balela! Desde a noite dos tempos, os contos têm uma função terapêutica. Era uma vez e será todos os dias. Quem conta e ouve se sente melhor.

Mas tudo é história, e as personagens principais são as pessoas. Gente é sempre importante e não falta a esta trama. Cleonice, a autora do trabalho, é filha de agricultores. Desde pequena, precisou ajudar os pais na plantação de milho. No verão, ficava atrás de um arbusto para se esconder do sol.

Os cães a protegiam de perigos como cobras e aranhas. A seca era farta, a terra era pouca e se acabou. A família foi morar na vila do arrabalde, onde a Cleonice passou a infância e permanece até hoje. Ela comeu o pão que o diabo amassou e, algumas vezes, não se alimentou direito. Dias antes da formatura, escapou por pouco de uma bala perdida. Tinha ido a um bar para assistir pela TV à inauguração da Arena.

Mas nunca deixou de encontrar carinho e educação. Não pôde ir a Disney, como gostaria, mas foi à escola. Frequentou o ensino público, leu material emprestado e livros da biblioteca. Eu não soube mais da sua vida, pois fui convidado para conhecer o seu trabalho. Ele é maravilhoso. Ela criou um grupo de contação de histórias numa creche da periferia. Trabalhou com crianças de famílias tão carentes quanto a comunidade em que mora.

A Cleonice falou do Paulo, um menino de seis anos. Ele não sabia quem era o seu pai e nem queria ouvir contos, mas ela o convidou para desenhar. Ele desenhou uma biblioteca fechada por um cadeado maciço. A Cleonice não se mixou e traçou uma chave colorida. No desenho, eles abriram a porta e, na realidade, o Paulo quis ouvir O Pequeno Polegar. Depois do encontro, ele sente uma grande alegria e quer saber quem é o seu pai.

Eu sei que os pais da Cleonice esbanjaram afeto a vida inteira. Não tiro do nada as minhas conclusões. Provei as bolachinhas que a mãe deu para a filha, com chá de bergamota, e senti um gosto de amor. Imaginei a riqueza dos sentimentos como um Davi, enfrentando o Golias da pobreza para fazer de uma vida específica um conto tradicional, sem final triste. Claro que necessitam de aliados, mas é um começo feliz, e os começos gostam de ecoar para sempre.

Infelizmente, a Cleonice ainda é original. Felizmente, já não é a única.