segunda-feira, 31 de dezembro de 2012



31/12/2012 e 01/01/2013 | N° 17299
PAULO SANT’ANA

Monsenhor Ermillo

Dizem que 2012 foi o ano do compartilhamento. Foram compartilhados amigos, notícias, fofocas, fotografias, namoradas, sogras, tudo pela internet. O mundo ficou mais rápido, mais próximo e também mais pueril, banal, superficial em 2012.

Eu contribuí para isso. Respondi a todas as enquetes que me ofereceram pela internet. Sobre o penteado mais bonito do Neymar (o moicano castanho-claro), o melhor técnico para a Seleção (Tite), a melhor pizza (lombo canadense com abacaxi).

Votei na mais bela praia (Ibiraquera), no maior centroavante do Grêmio de todos os tempos (Alcindo), na separação do ano (Zezé di Camargo e Luciano. Mas depois os dois voltaram e votei então na separação de Zezé de Camargo e Zilu). Tudo bobagem, menos o Alcindo.

Em 2012, quase desaprendi a fazer minha assinatura. Tive cheques questionados, fui ao banco, desenhei tudo de novo. Fiquei inseguro ao escrever meu nome, como se estivesse tentando imitar a assinatura de alguém.

Aderi à parte da onda retrô. Tudo que é moda é retrô. Carro colorido, sapato de bico fino, terno de listra de giz, gravata amarela. Ainda espero a volta da camisa de ban-lon.

Vi uma corrida de Fórmula-1 em 2012, depois de muito tempo. Foi como assistir a uma carreira de galgos no Azerbaijão. Não sei mais nada de Fórmula-1. O único piloto que conheço é o Rubinho. Na corrida que vi, ele estava dando na Alemanha as últimas voltas do Grande Prêmio da Itália, de duas semanas antes. Nada é mais sem graça do que a Fórmula-1.

As eleições para prefeito também ficaram estranhas em Porto Alegre em 2012. Como pode uma eleição ser monopolizada por três candidatos à esquerda? Onde foi parar a direita de Porto Alegre?

No ano velho, descobri também, por e-mail, que tenho um fundo de investimento num banco da Holanda. Mas não me animei a abrir o arquivo que mandaram com o saldo. Posso ter perdido dinheiro. E se foi uma herança?

Uns vão dizer que o ano passou rápido. Outros, que foi lento. Uns, que mudaram; outros, que não aproveitaram o ano para mudar. É sempre assim. Eu me dei conta de que 2012 foi o ano em que voltei a rezar.

Conto como foi. Há duas semanas, reencontrei monsenhor João Ermillo nos corredores do Hospital Santa Rita. Trocamos informações sobre a saúde e concluímos que estamos bem. Aquele capelão de 85 anos, que estava indo à bica pegar água, é um homem bom.

Relembramos que por 40 dias, em duas internações, fui convidado por ele a rezar todas as manhãs. O capelão foi generoso, paciencioso e obsequioso ao perceber que orava com um paciente com o olhar opaco dos desesperados, mas com uma fé precária, pela metade.

Foi bom tê-lo por perto. Não porque eu acredite em tudo que ele acredita como religioso, até porque isso não importa. Importa que a reza me devolveu a uma área de proteção da minha vida, guarnecida pela memória das mulheres rezadeiras da minha infância, que me trouxeram até aqui.

Foi o que me confortou e o que me bastou. Boas rezas em 2013, monsenhor Ermillo.