sábado, 29 de dezembro de 2012



30 de dezembro de 2012 | N° 17298
PAULO SANT’ANA

A Mega e a poupança

Invista em ouro ou bauxita, empreste o dinheiro à Fifa, compre o Riquelme e doe ao Grêmio. Mas não aplique os R$ 230 milhões da Mega Sena em poupança. Não há por que continuar se enganando. A poupança não paga mais nada há muito tempo. Poupança não é nem mesmo correção de capital.

As autoridades monetárias e os bancos não gostam que se diga isso, em nome de um falso civismo. Pedem poupança, mas não a remuneram. Se você aplicar o dinheiro em contêineres de torresmo, ganhará muito mais do que na poupança. Aplique em cavalo crioulo, em leivas de grama do Olímpico (da grama sem costura), em criação de minhoca, mas não aplique em poupança.

É crueldade o que fizeram com a poupança. A diferença entre o que os bancos cobram de juro nos empréstimos e o que pagam de rendimento é tão grande, que a queda que o Banco Central provocou nos juros eliminou os ganhos da poupança. Todo mês, a poupança perde para a inflação.

É um jogo desigual. Esta semana, o filósofo Vladimir Safatle escreveu na Folha de S. Paulo sobre as aberrações da economia brasileira, no que definiu como capitalismo de espoliação. Aqui, o juro é o maior do mundo. Um carro custa o dobro do que em países do mesmo porte, porque a margem de lucro da indústria é o dobro da média mundial.

A energia brasileira é uma das mais caras. Mas falta luz, e não é por conta dos raios, segundo a presidente Dilma. Os ventos derrubam postes de eucalipto e leva-se um mês para fincar outro poste. Falta água, e como falta, e quando volta está marrom. O ônibus é caro. O transporte coletivo de Porto Alegre é uma caixa-preta que só agora o Ministério Público do TCE começa a abrir.

Enfim, há embromação e não há competição no Brasil, como diz o Safatle, e capitalismo sem competição é tudo, menos capitalismo. Pense nisso enquanto decide o que fazer com o dinheiro da Mega Sena. Só não compre piscina, porque piscina geralmente exige água, e água é produto escasso em regiões de Porto Alegre no verão – mesmo que esteja chovendo muito.

Ligação de Cancún, Sant’Ana na linha: “Não esquece de divulgar a queixa do leitor Gilberto Galli sobre o aumento do IPTU”.

Esta é a queixa, enviada por e-mail: “O IPTU de 2013 de São Paulo em relação a 2012 será 5,4% maior; o de Florianópolis, 6,8%; e o de Porto Alegre, 12,5%. É sempre assim, se verificar em outras capitais, provavelmente não se encontrará acréscimo igual ou maior do que o de Porto Alegre. Os salários corrigem em torno de 6%, por que o IPTU de Porto Alegre é SEMPRE muito maior do que a variação salarial? Ninguém fala nada na imprensa, a nossa única esperança é a sua manifestação. Abraço, Gilberto Galli”.

O juiz Sidinei Brzuska disse sexta-feira aqui na Zero por que o regime semiaberto é um fracasso. De cada mil presos, depois de 10 meses só ficam 150. Brzuska é da mesma linhagem de juízes como João Batista Saraiva. Metem o pé no barro, conversam cara a cara com quem delinquiu, não são apenas teóricos da Justiça, não se mixam e dizem o que têm de dizer.