quinta-feira, 16 de abril de 2020



16 DE ABRIL DE 2020

ARTIGOS

SUA MARCA TAMBÉM FOI INFECTADA?

Sou um otimista. Já li e ouvi todo tipo de neurocientista e estudioso falando que se gasta a mesma energia pensando negativamente e positivamente, então, fiz minha escolha. Mesmo na maior crise da nossa geração, vejo iniciativas que estão gerando frutos agora e vão gerar mais frutos lá na frente. Um exemplo. As quatro grandes operadoras de telefonia do Brasil se juntaram e estão oferecendo banda larga com franquia de acesso aumentada. Quando esta crise passar, quem teve a experiência da navegação em maior velocidade não vai querer voltar ao passado. As quatro operadoras, além de angariarem a simpatia dos clientes agora, vão gerar negócios no futuro.

Um caso local. Tem uma pá- gina no Instagram aqui em Porto Alegre chamada @compradopequeno. Todo dia, esse perfil traz as ofertas do pequeno comércio local que está trabalhando por telentrega ou take away. Custou algumas horas e dedicação de algumas pessoas para contatar os estabelecimentos e, com a ajuda de outras mídias, como o Destemperados, que impulsionou a iniciativa, a coisa tomou corpo.

Agora, vem a bala de prata, como se diz: já reparou que as pessoas estão usando tudo o que está na casa delas à exaustão nestes dias? Aquela televisão que você achava que ia durar mais uns dois anos já deu para ver que não tem o tamanho que você gostaria que ela tivesse. Aquele sofá em que você só se sentava uma ou duas vezes por semana já não tem mais a espuma confortável para um uso diário. Um país inteiro está tendo contato com produtos e serviços que vão ou não vão fazer parte da vida das pessoas assim que a situação voltar minimamente ao normal.

Que tipo de experiência nestes tempos difíceis sua marca está proporcionando? O que você está fazendo para mudar esta situação? Quais as necessidades dos seus consumidores agora? Você já tem um planejamento para o dia 1 pós-quarentena? Se você não tem clareza das respostas para algumas dessas questões, uma coisa é certa: seus concorrentes vão se distanciar ainda mais de você.

Em toda a História, os tempos de crise criaram ou mudaram a percepção e o comportamento da humanidade. Não vai ser diferente desta vez. Marcas vão se fortalecer, marcas vão voltar a ter seu papel relevante na sociedade, mas o mais importante que a história nos mostrou é que marcas que se deixaram levar não existem mais. Espero que você opte por continuar entre nós.

Vice-presidente de Mercado do Grupo RBS | marcelo.pacheco@gruporbs.com.br - MARCELO PACHECO

Nenhum comentário:

Postar um comentário