terça-feira, 10 de setembro de 2024


10 de Setembro de 2024
GPS DA ECONOMIA - Marta Sfredo

Gerdau planeja "investimento robusto" no RS

No final do ano passado, a Gerdau inaugurou uma modernização da aciaria da Riograndense, de Sapucaia do Sul, uma de suas unidades fabris mais antigas em atividade. Agora, estuda "investimentos mais robustos" na planta que, segundo o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, é "uma das mais competitivas":

Ainda não há detalhes do projeto, que está apenas começando, mas Werneck antecipou à coluna que o objetivo é projetar "os próximos 10 anos" da usina. O executivo lembra que houve investimentos menores para manter a competitividade, mas agora "vai haver necessidade de fazer investimentos mais relevantes". Não há necessidade de ampliação de capacidade, pondera, mas de atualização.

Usina gaúcha absorveu produção de MG

- Temos muita capacidade parada. Tivemos de racionalizar a estrutura no Brasil, então fechamos plantas menos competitivas - relata.

O governo federal adotou em abril um programa para disciplinar a entrada de produto chinês por preços que, segundo a indústria, configuram "prática predatória". Werneck afirma que este mês será decisivo para uma avaliação do plano, mas adianta:

Segundo Werneck, a outra unidade da Gerdau no RS, em Charqueadas, recebeu investimento maior e está mais atualizada. Outra prioridade de investimento em modernização é a Cosigua, no Rio de Janeiro. 

Em relatório publicado ontem, o Morgan Stanley anunciou ao mercado que está apostando na valorização do real.

A justificativa é a perspectiva de início de corte no juro americano, que tende a reduzir a força do dólar.

Procura de imóvel quase três vezes maior

A procura por apartamentos em Porto Alegre disparou 193% - ou seja, quase triplicou - em julho na comparação com abril, mês anterior à enchente que devastou o Estado.

A venda de imóveis havia despencado 55% em maio. Já em junho, a procura por apartamentos teve alta de 40,2% em relação ao mês anterior.

Outro levantamento publicado neste mês aponta que, em agosto, o custo médio do metro quadrado para locação registrou aumento de 3,85% na comparação com julho, chegando a R$ 37,14. É a maior alta mensal da série histórica do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, iniciado em 2019. _

TAP estuda volta de voo em abril

Para muitos gaúchos, foi um susto a informação de que a TAP começou a operar um voo direto Florianópolis-Lisboa. Depois de alguma espera, a coluna conseguiu confirmar o que era só uma expectativa: a conexão sem escalas Porto Alegre-Lisboa pode voltar.

Enquanto o voo direto não volta a decolar de Porto Alegre, uma opção é o que sai de Florianópolis às terças, quintas e sábados, que, além de transportar passageiros, vai levar carga, com até 70% do porão. A previsão é movimentar cerca de 300 toneladas ao mês. _

"Consenso do mercado" vê juro subir até 11,25%

No Relatório Focus de ontem, o que era discussão segmentada virou consenso de mercado: projeção de alta de 0,25 ponto percentual na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) da próxima semana, e repetição da dose nas duas seguintes do ano.

Para lembrar, define-se como "consenso de mercado" as projeções medianas (mais frequentes) do Focus, publicado toda segunda-feira pelo BC, a partir de cerca de cem economistas de instituições financeiras e consultorias econômicas.

Como esse movimento tende a enfraquecer o dólar ante outras moedas, quem questiona essa estratégia pondera que haveria perspectiva de redução na inflação por efeito cambial, sem necessidade de tornar o dinheiro ainda mais caro no Brasil. _

Combate à mudança do clima com consistência

Um projeto voluntário, apartidário e feito por colaboração entre várias entidades de Porto Alegre ligadas ao Fórum Econômico Mundial, à Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais vai marcar as eleições à prefeitura.

A proposta do Clima à Pampa é colocar as questões ambientais no centro das decisões políticas da cidade. Para isso, busca apoio de candidatos comprometidos com o tema a uma carta-compromisso ambiental.

É um passo para "dotar de maior racionalidade, previsibilidade e segurança jurídica a política local de combate à mudança do clima". Para não ficar só no papel, vai buscar comprometimento depois do pleito, por meio de formação e treinamento com apoio dos mandatos conquistados. _

GPS DA ECONOMIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário