terça-feira, 10 de setembro de 2024



10 de Setembro de 2024
NILSON SOUZA

O Guerino e a Bronze

Embora uma das atribuições dos vereadores que serão eleitos no próximo dia 6 de outubro seja a de dar nomes a logradouros públicos, nenhum dos candidatos que vemos diariamente na propaganda eleitoral está prometendo se qualificar para esta função. É pena. Por conta desse desinteresse, as ruas e praças de Porto Alegre, em sua maioria, levam denominações pouco inspiradas, resultantes muito mais de simpatias políticas e de bajulações a poderosos do que da criatividade e do gosto popular.

Cada vez que vou ao Centro Histórico, sinto aquela dor infinita do Mario Quintana por saber que tantas ruas encantadas descritas pelo meu tio trisavô Antônio Álvares Pereira Coruja, no seu Antigualhas, deixaram de se chamar Rua de Belas, Rua Clara, Rua dos Pecados Mortais, Rua Direita e outras belas expressões do imaginário coletivo apenas para homenagear generais e coronéis.

Ainda assim, alguns lugares de Porto Alegre (não exatamente ruas) mantêm denominações antigas que despertam curiosidade e encanto. E também dúvidas. Outro dia acompanhei um debate nas redes sociais em torno da Volta do Guerino, um ponto conhecido na Zona Norte da Capital, cujo epicentro é a curva da Avenida Assis Brasil nas proximidades do Viaduto Obirici (outro nome bonito e inspirador). 

Nem mesmo os moradores da região sabem quem foi o tal Guerino, que deu nome ao lugar. Fui pesquisar e descobri que ele realmente existiu, era um comerciante chamado Guerino Barbieri, que tinha propriedades naquela área. A Volta do Guerino não chega a ser um bairro. É apenas uma localidade dentro do Passo d?Areia, mas se tornou um referencial tão forte que já batizou vários estabelecimentos comerciais e até um condomínio.

É mais ou menos como o Alto da Bronze, recanto da área central que carrega um nome inegavelmente bonito, mas que, segundo os historiadores (meu tio, inclusive), vem do apelido de dona Felizarda, que morou lá num pretérito distante e ficou famosa por suas atividades pouco recomendáveis.

Como é tempo de promessas (nem todas para serem cumpridas), prometo meu voto para o candidato que assumir a luta pelo retorno dos nomes antigos às ruas do Centro. _

NILSON SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário