sábado, 22 de junho de 2013


22 de junho de 2013 | N° 17469
CUDADOS ESTÉTICOS

TEMPORADA DAS CIRURGIAS PLÁSTICAS

FRIO E BAIXA INCIDÊNCIA DE RAIOS SOLARES NO INVERNO FAVORECEM ESSE TIPO DE PROCEDIMENTO

O inverno, que começou ontem, inaugurou também o auge da temporada de cirurgias plásticas no país. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre os meses de junho, julho e agosto, os consultórios registram movimento 50% maior do que o observado nos demais períodos do ano.

A preferência pelo inverno para dar um retoque na aparência deve-se a duas razões: o frio e a pouca incidência de luz solar. O sol é um dos maiores inimigos durante o pós-operatório. Pode deixar manchas e cicatrizes, enquanto o calor provoca vasodilatação e causa mais inchaço à pele, além de um incômodo extra: logo após a cirurgia, muitos pacientes precisam usar uma cinta grossa, que esquenta e gera desconforto.

Quem pensa em encarar o bisturi deve ficar atento às orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica sobre três dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil. E não esquecer que cirurgia plástica é um processo complexo, que envolve anestesia e, muitas vezes, um pós-operatório doloroso. Portanto, é preciso buscar um profissional qualificado.

– Há muitos médicos não especializados realizando cirurgias plásticas. Um procedimento malfeito pode acarretar danos irreversíveis – diz o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Horácio Aboubid Jr.

LIPOASPIRAÇÃO

Serve para: retirar a gordura localizada de partes do corpo como barriga, braços, costas e coxas.

Como é feita: a gordura é drenada por cânulas com espessuras de dois a quatro milímetros. Pode ser realizada em qualquer área, porém a gordura retirada não pode ultrapassar 7% do peso corporal.

Duração: uma a três horas, com alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Se a cirurgia envolver uma grande área, o ideal é realizá-la em duas etapas.

Recuperação: pode haver um pouco de dor nos três primeiros dias, mas o repouso não é necessário. É preciso ter cuidado com a exposição ao sol nas primeiras três ou quatro semanas.

Alerta: a lipoaspiração deve ser realizada em um centro cirúrgico, de hospital ou clínica especializada, avalizada pela Anvisa. Fuja de procedimentos que levam o nome “minilipo”, “hidrolipo”, “lipo light”, considerados apenas marketing, que geralmente oferecem serviços a baixo do preço, realizados por pessoa sem qualificação e em ambiente inadequado.

BLEFAROPLASTIAS

Serve para: remover o excesso de pele e o acúmulo de gordura nas pálpebras que causam inchaço, cansaço ou envelhecimento ao redor dos olhos.

Como funciona: incisão na pele ou por dentro na conjuntiva, não deixando qualquer cicatriz externa.

Duração: uma a duas horas. Alta no mesmo dia.

Recuperação: edema diminui bastante entre sete e 10 dias, permitindo retomar as atividades normais.

Alerta: maior incômodo são as equimoses (arroxeamento da pele), que somem em três semanas.

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Serve para: aumentar o tamanho das mamas e deixá-las mais firmes.

Como é feita: inserção de prótese pela axila, auréola ou pelo sulco da mama. A prótese mais utilizada é de silicone, pois tem melhor textura e palpação, além de resultado visualmente mais bonito.

Duração: uma a duas horas. Alta no mesmo dia.

Recuperação: os seios ficarão inchados por algumas semanas e pode haver ardor nos mamilos. O paciente retoma as atividades em uma semana.


Alerta: quanto maior a prótese, maior a chance de alterações da sensibilidade nas mamas. Não indicada a mulheres que não atingiram a maturidade sexual.