sábado, 29 de junho de 2013


29 de junho de 2013 | N° 17476
NILSON SOUZA

Cartazes com crases

Depois que os velhos começaram a entrar no Facebook, os jovens saíram para as ruas. Digo isso por mim: não paro de receber pedidos de confirmação de amizade de gente da minha idade. Em breve, tomaremos conta desse brinquedinho inventado pelo tal Zuckerberg, que no ano que vem passará para o nosso lado. Vai fazer 30 anos, a fronteira da confiabilidade. Pelo menos é o que dizia uma frase emblemática dos meus tempos de juventude, imortalizada na canção de Marcos Valle, este prestes a completar 70:

– Não confie em ninguém com mais de 30 anos.

Força, portanto, para os que ainda não chegaram lá. É animador ver a garotada envolvida com os problemas do país. Quem não se emociona ao ver tantos rostos adolescentes semiencobertos pelas máscaras da insatisfação, ou pintados de verde e amarelo, gritando por mudanças?

Para ingressar no novo mundo da consciência social, muitos levaram com eles a mesma estratégia da comunicação digital que utilizam cotidianamente. Todos querem ser vistos e ter suas mensagens comentadas. Embora o romantismo inicial já comece a ser substituído pela realidade, pelas manipulações político-ideológicas, pela violência e até pelo desencanto, ainda acredito que muita coisa boa ficará desta surpreendente revolução comandada pelo anonimato coletivo das redes sociais.

Uma delas é a reafirmação da língua portuguesa. Achávamos que a garotada só se comunicava em internetês, com palavras abreviadas e uso confuso dos símbolos gráficos do idioma. De repente, começaram a surgir cartazes com mensagens bem escritas e bem-humoradas, com verbo, predicado e complemento (como se dizia antigamente), com vírgulas no lugar certo e até com crases apropriadas.

A parte mais empolgante das manifestações, para mim, era aquele momento em que meninos e meninas chegavam cedo ao local da concentração munidos de cartolinas e canetas coloridas para redigir suas mensagens em praça pública. Muitos faziam esse trabalho em casa, pesquisando poesias, trechos do Hino Nacional ou frases de artistas e pensadores célebres. Só nisso já tivemos um ganho cultural incomensurável.


Pena que agora já comecem a prevalecer faixas e cartazes impressos em gráficas, reproduzidos em série, expressão inequívoca de grupos organizados que tentam pegar carona na espontaneidade da juventude. Dê no que der, porém, aqueles primeiros cartazes ficarão como registro dessa energia criativa que surpreendeu o país e o mundo. Em bom português.