sábado, 22 de junho de 2013


23 de junho de 2013 | N° 17470
EDITORIAL INTERATIVO

POR UM BRASIL MAIS JUSTO

Até no uso da máscara simbólica do justiceiro do filme V de Vingança por alguns jovens, o movimento brasileiro de protestos guarda semelhanças com antecessores como o Occupy Wall Street, nos Estados Unidos, e a Revolta dos Indignados, na Espanha. Porém, as pessoas que tomaram as ruas e praças do país nas últimas duas semanas têm motivações específicas, bem diferentes do suspiro anticapitalista norte-americano e da reação espanhola ao corte de benefícios sociais e ao desemprego.

Como bem mostram os cartazes expostos pelos manifestantes em cada marcha, eles exigem providências para um espectro de problemas, que vão do transporte público caro e de má qualidade ao combate à corrupção, passando por demandas conhecidas nas áreas de saúde, educação e segurança. Em resumo: querem um Brasil mais íntegro e mais justo para todos.

Então, não basta que os governantes atendam pautas eventuais, como a redução das passagens de ônibus já anunciada em algumas cidades, inclusive por administradores que relutavam em fazer concessões à população. Isso, evidentemente, representa um avanço em termos de cidadania, pois resulta de uma pressão com objetivo bem definido. Mas seria ingenuidade imaginar que todas as exigências poderão ser satisfeitas, até mesmo porque o leque de reivindicações inclui algumas causas verdadeiramente utópicas.

Ainda assim, é impositivo que homens públicos e lideranças da sociedade se reciclem a partir desse protagonismo jovem, que acrescenta uma nova força política à realidade do país. Mesmo que seja preciso um distanciamento maior para o perfeito entendimento dessa verdadeira revolução impulsionada pelas mídias sociais, já está absolutamente claro que esse segmento da sociedade não se sente representado pelas instituições, pelos partidos e pelos atuais dirigentes políticos. O desafio, portanto, é captar essa insatisfação e buscar novas fórmulas para atendê-la.

Claro que os jovens não sabem tudo, nem podem tudo e muito menos têm a solução para a maioria dos problemas que querem ver resolvidos. Mas estão dizendo que são parte dessa solução, que querem ser ouvidos, que estão dispostos a lutar por um país melhor. Esta oportunidade tem que ser aproveitada.

É evidente que a onda de indignação vai arrefecer em algum momento, como aconteceu recentemente nos países referidos no início deste texto e ao longo da História em muitas outras nações. Que deixe, então, sementes positivas para uma mudança real. A mensagem dos jovens não pode ser subestimada. Como escreveu o escritor francês Georges Bernanos, “é a febre da juventude que mantém o resto do mundo numa temperatura normal; quando esta febre desaparece, o mundo inteiro treme de frio”.

O editorial ao lado foi publicado antecipadamente no site de Zero Hora, na sexta-feira, com links para Facebook e Twitter. Os comentários selecionados para a edição impressa mantêm a proporcionalidade de aprovações e discordâncias entre as 962 manifestações recebidas até as 18h de sexta. A questão proposta aos leitores foi a seguinte: Editorial diz que revolta dos jovens é oportunidade para o país se tornar mais justo. Você concorda?


O Brasil enfim parece ter acordado, e graças a nós, jovens, que estamos lutando por um país mais digno. Mesmo tendo pessoas contra as manifestações, não iremos desistir até alcançar o nosso objetivo: Brasil contra a corrupção, mais educação, saúde, segurança e tudo mais que um país precisa para ser um país rico em igualdade. Dilma e governantes em geral, não queremos Copa e sim respeitooooooooo!!!