terça-feira, 23 de dezembro de 2014


23 de dezembro de 2014 | N° 18022
DAVID COIMBRA

Luzes de Natal, seres humanos elétricos e a pujança do capitalismo

Tomo cada choque aqui... Sério, choque mesmo, não choquinho. Basta encostar em uma maçaneta ou em qualquer objeto de metal que... bzzzz! Um choque forte! Como se metesse os dedos na tomada.

Você não vai acreditar, mas já tomei choque até de madeira, que nem é condutora de eletricidade, deve ser madeira fake de americano, sei lá, só sei que tomo choque de madeira e de outras pessoas. Minha mulher volta e meia reclama:

– Tu estás chocante hoje!

Explicaram-me, os americanos, que tem a ver com o frio e o clima seco. Você fica carregado de eletricidade e, de súbito, descarrega quando em contato com algo que funciona como condutor. Agora: por que você fica carregado de eletricidade? Isso não sei. Alguém inteligente e didático, por favor, me diga como uma coisa dessas pode acontecer com um ser humano.

O fato é que a vida é diferente aqui, ao norte do mundo. Tem uma rádio de Boston que desde o meio de novembro, desde antes do famoso Dia de Ação de Graças, está tocando música de Natal. E não é música de Natal de vez em quando. É SÓ música de Natal, música de Natal o dia inteiro, sem parar, sem nenhuma outra música a não ser música de Natal. Não imaginava que existisse tanta música de Natal, por Deus.

Às vezes tiro do rock and roll clássico da WROR e sintonizo nessa rádio para conferir se continua rolando música de Natal. Não dá outra. Música de Natal e música de Natal, como se você estivesse o dia todo na frente das Lojas Americanas, ouvindo a Simone cantar “...a festa cristã...”. Credo.

É insuportável. Todo aquele amor fraternal escorrendo do radinho, melecando o ouvido da gente. Dá para aguentar duas músicas, no máximo. É muito dingobéu para um homem tão pouco natalino feito eu. Como é que essa rádio se sustenta? Como ela tem audiência? O inteligente que me explicar sobre os choques me explique isso também, por amor de Santa Claus.

Natal é festa de criança. Tenho que aproveitar enquanto meu filho é pequeno, porque, depois, quando ele se tornar adolescente, se tornará também cínico, como todos os adolescentes, e aí foi-se um pedaço da magia do mundo e a chance de um pai se consagrar. Então, exerço todas as ortodoxias natalinas com meu filho. Há uns dois anos, levei-o para ver o Natal Luz de Gramado. No fim de semana passado, levei-o para ver o inigualável Natal de Nova York.

E o Natal de Nova York é mesmo inigualável, mas, em alguns pontos, é igual ao de Gramado. Dois exemplos: a decoração feérica da cidade, algo excelente, e a quantidade de gente na rua, algo nem tanto. Sentia-me, nas avenidas de Manhattan, como me sentia na Emancipação, em Tramandaí, nos verões dos anos 70. Quanta gente! Era difícil de caminhar. Minha avó teria comentado:

– Será que é a saída da fábrica?

Fomos ao grandioso espetáculo de Natal da Radio City e, na saída, ao ingressarmos na 5ª Avenida, deparamos com o desfile de carros da Chanukah, a festa das luzes dos israelitas. Muito bonito e tudo mais, só que, naquele frio de zero grau, não conseguíamos pegar um táxi, o que é espantoso para Nova York, a cidade mais bem servida de táxis do mundo. Seguimos em frente. Havia turistas por toda parte, comendo cachorros-quentes nas esquinas, carregando sacolas de compras.


Os restaurantes estavam todos lotados e havia filas de meia quadra nas portas das lojas. Filas para comprar! Os Estados Unidos, definitivamente, emergiram da crise de queixo erguido e peito estufado.