terça-feira, 30 de dezembro de 2014


30 de dezembro de 2014 | N° 18028
DE FORA DA ÁREA | J. A. PINHEIRO MACHADO

SHAKESPEARE E O GRÊMIO

Desencanto, desesperança, falta de entusiasmo e sintomas de depressão profunda são os sentimentos que pairam como nuvem negra sobre a cabeça de cada um de nós, gremistas. Folheando as páginas da Divina Commedia compreendi a aflição de Dante, no Canto III, chegando ao Inferno.

Imaginei, escritas sobre a entrada da Arena, as “palavras de cor escura” do verso: Lasciate ogni speranza, voi ch’entrate/ Queste parole di colore oscuro/ vid’io scritte al sommo d’una porta... [Deixe qualquer esperança você que chega/Essas palavras de cor escura/vi escritas no alto da porta].

Mas fechei imediatamente o Livro, com a forte suspeita que o maior de todos os poetas talvez fosse um colorado avant la lettre e fui às raízes da modernidade gremista, nos anos 1950, da primeira vez que pisei no Estádio Olímpico, com o bravo time do seu Rolla que não canso de escalar porque comandei um time de botão na infância com esta preciosa formação, ainda em WM: Germinaro; Airton e Bob; Figueiró, Elton e Ênio Rodrigues; Hercílio, Gessy, Juarez, Milton e Vi.

Eu tinha um botão “três camadas” no ataque, o “Gessy”, tão perigoso e tão goleador como o original. Mas será que era tudo isso mesmo? Em meio a essas dúvidas e recordações, abandonei Dante e me consolei com outro extraordinário italiano, Federico Fellini, que encorajava a fantasia da felicidade reinventada, mesmo num time de botão da infância: “Eu invento as minhas recordações! Não distingo mais as reais.

Minha mãe às vezes me diz: ‘Mas você nunca fugiu com o circo!’ ‘Você nunca esteve no colégio interno!’ A mim parece que tudo aconteceu de verdade! Para mim só é verdadeira aquela Rimini que sonhei, que inventei, que repensei, impregnada de saudade.”

É, Mestre Fellini, para mim só são verdadeiros aqueles times esquecidos, que nada temiam, que jogavam e venciam bravamente nas ilhas verdejantes da minha imaginação. E tomei coragem, lembrando de Nelson Mandela, quando prisioneiro em Robben. Na falta de tudo, quando morrer parecia uma hipótese, ele buscou socorro em Shakespeare: “Antes de morrer, morre muitas vezes o covarde; só uma vez o homem valoroso prova a morte.”


Era uma convicção recorrente de Shakespeare que cedeu outro estímulo à caderneta que ajudou Mandela a sobreviver ¾ e talvez nos ajude a enfrentar os primeiros embates de 2015 de cabeça erguida: “Devemos a Deus uma única morte”.