quinta-feira, 25 de dezembro de 2014


LU ALCKMIN

A solidariedade é o real espírito natalino

Ser generoso está no DNA dos paulistas. O Fundo Social de Solidariedade do Estado reflete esse espírito ao dar oportunidade a quem precisa

O ex-presidente norte-americano Calvin Coolidge (1872-1933) dizia que "o Natal não é uma época do ano ou uma temporada, mas um estado de espírito. Compartilhar paz e boa vontade, ser abundantemente misericordioso é possuir o verdadeiro espírito de Natal".

Nas ruas das cidades o que se vê nesse período, além do movimento do comércio, dos enfeites natalinos, das confraternizações de amigos, é um desejo das pessoas de cultivar as suas melhores qualidades. Nunca tive dúvidas de que um dos caminhos para tanto, e para a busca da própria satisfação, é promover o bem-estar de quem está ao nosso redor.

Ser generoso, contribuir para abrir caminhos e traçar destinos está no DNA dos paulistas. E o Fundo Social de Solidariedade, órgão do governo do Estado, reflete esse espírito ao dar oportunidade a quem mais precisa. Nas nossas salas de aula as pessoas aprendem uma nova profissão. Os projetos estão presentes tanto na capital como no interior paulista.

O sentimento de que esse trabalho atende às necessidades da população se personifica em histórias como a de Eliane Carvalho dos Santos, ex-dependente química atendida pelo programa Recomeço, do governo do Estado.

Quando estava em processo de recuperação, Eliane se matriculou no curso de manicure e pedicure da Escola de Beleza. Esse primeiro passo a encorajou a seguir adiante e se arriscar em uma nova profissão.

Revigorada e com a autoestima resgatada, Eliane procurou uma de nossas escolas de moda no parque da Água Branca. Ali passou pelo curso de corte e costura. Foi o trampolim que precisava: as portas do mercado de trabalho se abriram. Hoje ela trabalha no ateliê do renomado estilista Samuel Cirnansck.

Assim como Eliane, mais de 100 mil pessoas já frequentaram, desde 2011, os cursos da Escola de Qualificação Profissional. São projetos que estão em nove unidades do Fundo Social e são levados adiante graças a uma frutífera parceria com entidades sociais e fundos municipais no interior do Estado. Já são mais de 3.600 convênios assinados e nosso propósito é expandir ainda mais essas iniciativas em 2015.

Acredito que a transformação do ser humano é possível quando suas potencialidades são valorizadas, em um ambiente propício ao acolhimento e ao respeito às diferenças.

Há quem diga que o que fazemos é economia criativa, que incentiva o empreendedorismo em homens e mulheres. Eu gosto --e me emociono-- com a definição que ouvi certa vez de uma aluna.

Segundo ela, mais que uma escola profissionalizante, o Fundo Social se transformou em uma escola de resgate de vidas, em que convivem pessoas com as mais distintas histórias, que ingressam no curso muitas vezes com um ideal e, na maior parte das vezes, deixam nossas salas fortalecidas, com a dignidade recuperada, prontas para seguirem seus destinos com a perspectiva de um futuro muito melhor.

Ações como essas fazem parte de uma corrente de generosidade e de altruísmo que está presente também na iniciativa privada, no trabalho de organizações governamentais e em milhares de atitudes individuais.

Divulgar os seus benefícios para quem a pratica é também um chamamento para que cada vez mais pessoas participem, integrem-se a essa tarefa de melhorar as chances de futuro para todos. A solidariedade é o símbolo máximo do Natal. Que o verdadeiro espírito natalino permaneça prosperando nos nossos gestos e atitudes. Bom Natal a todos!


LU ALCKMIN, 63, é primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade