sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Jaime Cimenti

Moderna fábula coreana de amor e esperança

O romance Flora Hen - Uma fábula de amor e esperança (Geração Editorial, 148 páginas, R$ 29,90, tradução de Lídia Luther) marca a importante estreia da escritora coreana Hwang Sun-mi no Brasil. Mais de dois milhões de exemplares da obra já foram comercializados mundo a fora, conquistando corações. Sun-mi era pobre, sua infância foi difícil, mas uma professora lhe deu a chave de uma sala de aula onde havia livros e material escolar. Sun-mi nasceu em 1963 no interior da Coreia do Sul.

A autora jamais sonhara em ser escritora. Fez mestrado numa universidade, realizou curso de redação criativa e queria saber como escrever livros infantis apenas para ensinar seus filhos a ler. Ela estreou na literatura apenas aos 32 anos. Escreveu mais de trinta livros.

Flora Hen tem sido comparado a livros como O pequeno príncipe, de Saint Éxupery, e Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach. As comparações não exageram. O original coreano tem como título: Leafie (derivado de leaf, folha) - A galinha que  sonhava que podia voar. Flora é uma galinha poedeira, condenada apenas a botar ovos que jamais chocará e que sonha, na verdade, não só com a liberdade (voar), mas também em chocar um ovo, ser mãe.

Do seu posto no galinheiro, observa com inveja os bichos da granja. Enfraquecida, é retirada de sua gaiola para ser descartada, para morrer. Mas a coisa muda. Ela cai no mundo, enfrenta a hostilidade e a indiferença dos outros animais, torna-se mãe do ovo de outra e, de peripécia em peripécia, corajosa como ela só, nos encanta com sua força e com suas fantásticas lições de vida.

Na apresentação o escritor e editor Luiz Fernando Emediato escreveu que jamais havia lido um livro com uma personagem tão doce e carismática, que fosse um animal tão prosaico quanto uma galinha, e que aí reside o mistério e o sucesso mundial do livro.

A narrativa pungente, delicada e forte é tão poderosa e filosófica quanto O pequeno príncipe, tão iluminada quanto Fernão Capelo Gaivota, tão animadora como A arte da guerra e tão inspiradora quando a Bíblia e, certamente, vai conquistar crianças, adolescentes e adultos do Brasil, que vão pensar, rir e chorar, envolvidos pelas emoções da protagonista.


Sempre é bom lembrar que a vida de um livro pode ser tão imprevisível quanto a vida de uma pessoa. A obra de Hwang Sun-mi e a história de sua vida mostram como acontecimentos imprevistos podem colorir os caminhos de livros e escritores.