sexta-feira, 26 de dezembro de 2014


Anos 1960 e 1970, cultura e repressão no Brasil, segundo Antonio Bivar

O  consagrado dramaturgo Antonio Bivar nasceu numa chácara aos pés da Serra da Cantareira, cercada pela Mata Atlântica, às onze e meia da noite do dia 25 de abril de 1939. Em Mundo adentro vida afora: autobiografia do berço aos trinta (L&PM Editores, 216 páginas, R$ 29,90), o autor  narra desde seu nascimento até os 30 anos, quando exilou-se em Londres. A aventura de um ano na capital britânica, diga-se de passagem, foi contada em Verdes vales do fim do mundo, obra também publicada pela L&PM.

A autobiografia do autor de clássicos do moderno teatro brasileiro como Cordélia Brasil, Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã e O cão siamês ou Alzira Power, em 62 textos, trata da infância, da juventude e do período de jovem adulto de Bivar, mesclando acontecimentos pessoais com os fatos sociais, políticos e culturais do Brasil do período.

Bivar recebeu os principais prêmios da época, inclusive o Molière e o APCA. Sobre ele falou Fernanda Montenegro: “Antônio Bivar tem a qualidade de ser o detonador de um tipo de teatro contestador dos anos 1960. Criou entidades unissex, personagens distantes do realismo e que possibilitam um jogo fascinante.”

As décadas de 1960 e 1970, com seus tempos hippies de Flower Power, Guerra do Vietnã, contracultura, maio de 1968, revolução sexual e experiências psicodélicas estão marcadas no Brasil pela ditadura e aí surgiu um grupo de jovens que criou a Nova Dramaturgia, entre eles Bivar, para registrar os momentos de turbulência e efervescência.

Bivar bebeu nas mais diversas  fontes para escrever sua obra, mas duas grandes paixões se destacam: as revistas ilustradas da época, como O Cruzeiro, Revista da Semana e Revista do Globo, e o cinema dos grandes estúdios norte-americanos, com suas starlets e grandes produções. Bivar encantou-se com o teatro lendo Esperando Godot, de Samuel Beckett.


Norma Bengell, Leila Diniz, Elis Regina, Danuza Leão, Antônio Houaiss, Millôr Fernandes e Antônio Fagundes, entre muitos outros personagens, estão retratados na obra, escrita com o distanciamento do tempo mas com o coração aberto. Enfim, um painel vibrante daqueles tempos, que marcaram a história e a cultura do Brasil.