quarta-feira, 9 de maio de 2018



09 DE MAIO DE 2018
BAIRRO SEGURO

APP permite que pessoas acionem segurança para sair e entrar em casa

Minutos antes de sair de casa, o usuário de um aplicativo, criado por uma startup de Porto Alegre, pode pedir pelo celular que a equipe de uma empresa de segurança monitore o momento em que ele deixa a residência. Para isso, bastam cliques. A ferramenta, que já vem sendo utilizada em Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná, em Santos, no litoral paulista, Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e alguns locais de Porto Alegre, promete tornar os bairros mais seguros por meio de segurança preventiva.

- Essa parte corriqueira, do dia a dia, que é a vigilância, a polícia não consegue fazer. Esta é uma plataforma tecnológica que conecta moradores de bairros e condomínios com empresas de monitoramento. O principal uso é nos chamados de entrada e saída segura - explica Mário Verdi, diretor geral da Inventsys, responsável pela criação do Bairro Seguro.

Por meio de um pacote com custo mensal - que varia de R$ 19,90 a R$ 99,90 -, os usuários podem acionar o sistema. Com a contratação de serviço pelos moradores, a empresa também passa a fazer rondas no bairro. O app conta ainda com botão de pânico, que pode ser acionado em situações de risco, como quando o usuário percebe alguma movimentação suspeita em casa ou no entorno.

A ideia da ferramenta surgiu após a percepção de que a maioria dos apps de segurança privada estão voltados para a proteção patrimonial e que as pessoas se tornaram alvos dos criminosos em assaltos, como os de automóveis. No ano passado, em Porto Alegre, foram registrados 8,4 mil roubos de veículos, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

- Isto deve-se à evolução tecnológica nos dispositivos de proteção patrimonial, como rastreadores, sensores e câmeras inteligentes. O que ocorreu, de fato, foi que protegemos nossos bens, mas ficamos expostos. Viramos facilitadores do crime - constata Verdi.

O app foi testado em fase experimental em Porto Alegre, em dois bairros da Zona Sul, mas agora pode ser baixado para ser utilizado nos bairros Menino Deus, Teresópolis, Santa Tereza, Cidade Baixa, Nonoai, Santo Antônio, Azenha, Glória e Medianeira. Atualmente, são cerca de mil usuários no país, mas a meta é levar a plataforma para 400 bairros no Brasil.

LETÍCIA MENDES