sexta-feira, 18 de maio de 2018


II Congresso Estadual de Cultura 

Nos dias 9, 10 e 11 de maio realizou-se, em Bento Gonçalves, na Casa das Artes e no Grande Hotel Dall'Onder, o II Congresso Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul e o IV Fórum Estadual de Conselhos Municipais de Cultura. O primeiro congresso realizou-se há 31 anos. O evento fez parte dos festejos dos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura, que teve a iniciativa da promoção.

A Fundação Casa das Artes, a Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), a Corsan, a Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, a Fundação Pablo Komlós e o Grande Hotel DallOnder foram imprescindíveis parceiros do evento. Na abertura, foi atração a Orquestra Sinfônica do Instituto Tarcísio Michelon.

Estavam presentes Victor Hugo, titular da Sedactel; o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; Evandro Soares, secretário municipal de Cultura de Bento Gonçalves; Andre Kryszczun, secretário-adjunto da Sedcatel; Leoveral Soares, diretor de cultura da Sedactel; vereador Moisés Scussel Neto, presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves; entre outras autoridades, que foram recepcionadas por Marco Aurélio Alves, Presidente do Conselho Estadual de Cultura. Após a abertura, o professor Carlos Jorge Appel, ex-secretário de Cultura do RS, proferiu palestra que trouxe muita emoção e informação e foi merecidamente ovacionado.

Aconteceram muitos painéis, com palestrantes do porte do uruguaio Alejandro Denes, coordenador de artes visuais do Uruguai, José Carlos Laitano, presidente da Academia Rio-Grandense de Letras; Rafael Balle, diretor de Economia da Sedactel; Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas; e Zuenir Ventura, um dos maiores jornalistas brasileiros e autor do livro 1968 - O ano que não acabou. Foram abordadas questões relevantes, especialmente ligadas à democratização no acesso aos processos e bens culturais.

Cultura e Comportamento; cultura como alavanca do desenvolvimento social e coletivo; financiamento; desafios na gestão cultural; participação social nas instâncias culturais; e criação, memória e patrimônio material e imaterial foram, entre outros, os temas abordados no evento, com muita inteligência, paixão e participações das plateias. Foram realizadas várias oficinas no centro de convenções do Dall'Onder, envolvendo questões essenciais como o papel do conselheiro municipal, o financiamento, gestão pública, elaboração de projetos culturais, proteção do patrimônio, processos de memória social e workshop de artes visuais.

Entre os painéis, ocorreram manifestações artísticas musicais e teatrais no palco do Anfiteatro Ivo Da Rold e na praça Ismar Scussel, que fica em frente à Fundação Casa das Artes. Os funcionários da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, especialmente Ivete Todeschini Menegotto, foram competentes, incansáveis, simpáticos e contribuíram para o sucesso do Congresso.

a propósito...

A realização do II Congresso Estadual de Cultura e IV Fórum Estadual de Conselhos Municipais de Cultura, capitaneada por Marco Aurélio Alves, presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância da cultura em nosso Estado. Através de um congresso, há debate e discussão sobre temas importantes na área da cultura, proporcionando o estabelecimento de metas conectadas com nossos dias.

Debater, ouvir a sociedade, propor políticas públicas e democratizar as ideias e as ações culturais foram os objetivos deste II Congresso, que deixou um gosto de quero mais e o forte desejo de realização de muitos outros.

Jaime Cimenti) - Jornal do Comércio http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2018/05/colunas/livros/627645-alcides-cruz-deputado-imortal.html