quinta-feira, 19 de setembro de 2019


19 DE SETEMBRO DE 2019
ARTIGOS

IDENTIDADE GAÚCHA (O GAUCHISMO)


Existe um sentimento dentro de nós, gaúchos, que é difícil descrever, simplesmente o sentimos, e funciona como uma espécie de alavanca de emoção, a grande causa desse rico e incondicional sentimento eu denomino de "gauchismo"! E a definição desta palavra não se limita apenas a costumes e hábitos dos gaúchos ou construção própria da nossa fala, ela se caracteriza como uma filosofia de vida, a qual não percebemos que exercemos.

O gauchismo é o orgulho de ser e mostrar para todos que somos gaúchos, citando um bom exemplo... Quando há um gaúcho ou uma gaúcha competindo em um grande evento esportivo, cantando em um programa de TV ou em algum festival de música, lá estamos torcendo por eles! E quando vencem? Parece que a conquista é de um parente próximo. Dependendo da situação, até para o time rival nós torcemos.

É contagiante! Quem disse que para cultuar nossa tradição precisa ser gaúcho? Muitas pessoas de outras bandas que passam algum tempo ou se mudam para cá aderem ao gauchismo, ou seja, elas não são gaúchas de nascença mas "estão" gaúchas, e são sempre muito bem-vindas.

Além de tudo, o gauchismo se encontra em nossa música também, com excelentes músicos e intérpretes nos mais diversos gêneros musicais.

E assim disse o poeta Vitor Mateus Teixeira: "Deus é gaúcho de espora e mango, foi maragato ou foi chimango, querência amada, meu céu de anil, este Rio Grande gigante, mais uma estrela brilhante na bandeira do Brasil". Com certeza ele já sabia bem o que era o gauchismo!

Estamos em plena comemoração do 20 de Setembro, alguns por aí dizem que festejamos a derrota de uma guerra. Na verdade, nós comemoramos o gauchismo e os valores farroupilhas de liberdade, igualdade e humanidade. É um festejo da nossa tradição.

E por falar nisso, o gauchismo vai além da tradição. Tu não precisas comer churrasco, tomar chimarrão e andar a cavalo para teres orgulho da terra onde nasceste. Cada um exerce seu gauchismo da sua forma, e o que importa é sermos felizes e convivermos bem com nossos costumes e nossa rica cultura.

MAGNUS WICHMANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário