segunda-feira, 30 de setembro de 2019


30 DE SETEMBRO DE 2019
CHAMOU ATENÇÃO

Quase meio planeta sem internet


A internet segue inacessível a 49% da população mundial, revelou o estudo Estado da Banda Larga 2019 realizado por empresas da área e pela ONU. Mas, pela primeira vez, o índice apontou que mais da metade da humanidade está conectada à rede mundial de computadores, apesar de o número ainda estar longe da meta de 75% de penetração em 2025.

Quando considerados os domicílios, o índice aumenta, chegando a 57,8%. Em 2005, apenas 19% das casas conseguiam navegar na web. Contudo, quando considerada a banda larga fixa, o percentual cai para 14%.

A conectividade, não é homogênea em escala global. Fatores como localização geográfica, classe social, idade e gênero interferem nos índices. A conexão de baixa qualidade, por exemplo, é mencionada por 43% dos entrevistados em países mais pobres, enquanto que, em nações desenvolvidas, aparece em apenas 25% das respostas.

O preço dos pacotes também varia. Uma franquia de um giga em países do sul da Ásia consome 1,2% da renda mensal média. Já na África subsaariana, o serviço custa 6,8%.

A infraestrutura da rede avançou e hoje abrange 96% da população mundial. O tráfego internacional de dados é realizado por 400 cabos submarinos, abarcando 1,2 milhão de quilômetros, e por 775 satélites com atuação em serviços de comunicação na órbita da Terra.

No ecossistema móvel, 2018 foi o ano em que a tecnologia 4G se tornou hegemônica, sendo responsável por 44% das conexões móveis. No ano passado, o padrão 5G foi lançado nos EUA e na Coreia do Sul. Em 2019, a previsão é de que ele passe a ser ofertado em 16 novos países.

Para os autores, a internet se encontra em uma "encruzilhada" e é crescente o reconhecimento de que serão necessárias regulações específicas para enfrentar os riscos e desafios impostos pela rede.

CHAMOU ATENÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário