sexta-feira, 20 de setembro de 2019



20 DE SETEMBRO DE 2019

+ ECONOMIA

Presidente do banco vê "recado do mercado"

Para o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho (foto), o fracasso na venda das ações ordinárias do Banrisul não decorreu de erros nem improviso na operação, mas o resultado significa que há uma reflexão a fazer no Estado:

- Os investidores mandaram um recado sobre o qual governo e Assembleia têm de refletir. Não podemos ignorar que preços foram dados e não achar que não tem informação aí. Estão dizendo ?nessa estratégia, só pago isso?. Não podemos deixar de refletir.

A coluna quis saber se Coutinho admitiria privatizar:

- Lógico que resolveria, mas é simplista dizer que só aponta privatização. Também resolve ficando como está.

A questão, segundo Coutinho, é o desbalanceamento entre a posição do governo do Estado, que teria 25% das ações e manteria o controle, e os 75% restantes que estariam com vários acionistas sem poder efetivo de decisão.

- Por mais que a gente fique chateado, decepcionado, não pode ignorar o mercado. Vamos precisar de investidores para outras iniciativas, como concessão de estradas e infraestrutura. Temos de nos adequar para obter o desenvolvimento que se espera do Rio Grande do Sul, entender os pontos e atrair os investimentos de que a gente precisa.

Coutinho rebateu erros apontados pela coluna, baseados em avaliações de mercado:

- Não houve erro nem confusão. Os investidores mandaram ordens por um preço que o Estado entendeu que não era justo. Simples assim. Houve ofertas de compra em volume que superavam em muito o tamanho do lote a ser vendido. É como você querer vender um Mercedes-Benz por R$ 120 mil e o comprador oferecer R$ 80 mil.

Conforme o presidente do Banrisul, a prorrogação da oferta por um dia foi uma tentativa de dar sobrevida ao processo: - Poderíamos ter encerrado ali. Optou-se por ver, quem sabe, se baixando o volume haveria demanda ao preço que seria justo.

A publicação do fato relevante na madrugada, detalhou, deve-se ao tempo para adaptar a documentação. A decisão havia sido tomada na terça-feira depois do fechamento do mercado. O mesmo ocorreu ontem. O cancelamento foi definido no final da tarde de quarta-feira, e a publicação na manhã de ontem decorreu de procedimentos legais. Coutinho havia chegado de Nova York, um dos locais visitados para divulgar a oferta, como Califórnia e Londres. O comunicado feito no meio do processo da criação de um papel, chamado de unit, formado por ações ordinárias e preferenciais, decorreu de pedidos de investidores e representava um compromisso. Sem a oferta, será avaliada sem urgência.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário