sábado, 28 de setembro de 2019



28 DE SETEMBRO DE 2019
ESPIRITUALIDADE - (Mestre Dogen)

PRIMAVERA

"O desabrochar da ameixeira é a primavera." 

A flor não desabrocha na primavera, mas o desabrochar da flor é a primavera. Não há uma estação do ano chamada primavera independente do desabrochar das flores.

Nos países temperados, a primeira árvore a desabrochar é a ameixeira branca. A árvore ressecada parece morta, sem folhas, com galhos e tronco tortos. De repente um pequenino botão de ameixeira branca surge, outro e mais outros. A fragrância volta a existir depois de meses de neve e gelo. A ameixeira branca é o símbolo da resiliência, uma das árvores utilizadas nas cerimônias especiais de congratulações. As duas outras árvores são o pinheiro, da longevidade, sempre verde em todas as estações do ano e o bambu com sua flexibilidade e respeito aos que surgiram primeiro (cresce em nódulos). Há um poema antigo japonês:

Ume wa kanko ete. Senko o hasu. (A ameixeira suporta o frio terrível

E desabrocha em fragrância.)

Resiliência é a capacidade de suportar dores terríveis, perdas, doenças graves, atropelamentos, depressões, lutos e desabrochar _ depois do frio e da falta de sentido da existência _ para ressignificar a vida.

"O desabrochar da ameixeira é a primavera."

Foi uma frase deixada pelo Mestre Eihei Dogen Zenji (1200-1254), fundador da ordem Soto Zen, no Japão medieval. Perceba que há uma sutil mudança de olhar.

Essa mudança transforma todos os nossos relacionamentos internos e externos.

Todos os nossos olhares. Pois nessa frase está o ensinamento básico de que tudo que existe é o co-surgir interdependente e simultâneo.

Nsta semana, as flores estão desabrochando, por todo o hemisfério sul do planeta _ primavera.

Já no hemisfério norte, as folhas que caem são o outono.

Segunda-feira, 23 de setembro, foi o dia do Equinócio, quando a noite e o dia têm a mesma duração. Entretanto, a noite não é igual ao dia, nem o dia igual à noite. O dia tem começo, meio e fim. O dia tem suas características únicas: sol, claridade. A noite tem começo, meio e fim. A noite tem sua característica de céu escuro, lua, estrelas.

Durante o Equinócio, noite e dia têm a mesma duração, mas não são iguais. Assim nós, seres humanos, não somos iguais _ cada um é único, mas todos temos o mesmo valor.

A mente da sabedoria perfeita é a mente da equidade. Ou seja, percebemos as diferenças e também percebemos que todos os seres são o todo manifesto.

Não somos iguais, mas podemos compreender, entender nossas diferenças.

A mente da equidade está além dos apegos e das aversões. É capaz de identificar cada criatura, respeitar suas características e agir de forma adequada às circunstâncias, sempre para o bem de todos os seres.

A mente da equidade é manifestação das Seis Perfeições: Dana - doação, caridade, amor, presença pura; Sila-_ preceitos, vida ética, fazer o bem a todos; Ksanti - paciência; Virya - força, perseverança; Diana - zen, meditação; Prajna - sabedoria.

As seis perfeições são como uma flor de seis pétalas, que desabrocham e são a primavera.

As seis perfeições são como seis folhas caindo e manifestando o outono.

Que o despertar da mente humana nos liberte da ganância, da raiva e da ignorância.

Que todos possam ser felizes e encontrar a plenitude. Mãos em prece

Monja Coen escreve a cada 15 dias neste espaço - MONJA COEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário