sexta-feira, 25 de novembro de 2022


25 DE NOVEMBRO DE 2022
INFORME ESPECIAL

Experiências reais para uma Cidade Educadora

Um projeto estratégico do Pacto Alegre - movimento criado para transformar o principal centro urbano do RS em referência em inovação e qualidade de vida - terá novo capítulo na próxima semana. Durante dois dias, a Capital vai receber o 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora.

O mais interessante do evento é a forma como os organizadores decidiram apresentar ações em curso na área da educação, que, aliás, vai muito além do ensino formal. São seis rotas com diferentes percursos, criadas para destacar experiências inspiradoras.

Um dos roteiros mais concorridos é a Rota da Inovação (com vagas já esgotadas), que levará os inscritos "pela mão" para verem de perto o trabalho desenvolvido em três espaços criativos na Capital: Instituto Caldeira, Nau e Tecnopuc.

Há ainda a Rota das Comunidades, com foco na Vila Planetário, nas ilhas, na Lomba do Pinheiro e no Morro da Cruz. Lá, serão apresentados relatos e histórias de vida de quem mora e desenvolve iniciativas que fazem a diferença na periferia.

As demais trilhas envolvem o protagonismo estudantil (com visitas a escolas públicas e privadas), a mobilidade humana (incluindo uma amostra do funcionamento do Complexo de Sinalização Viária), quatro museus locais e os territórios negros da cidade.

- O objetivo é sair da teoria e vivenciar na prática o que vem sendo feito, para despertar o sentimento de pertencimento e multiplicar as boas ideias - diz Cátia Lara Martins, diretora da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, uma das articuladoras da ação, fruto de uma união de esforços públicos e privados.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário