sábado, 21 de setembro de 2013


21 de setembro de 2013 | N° 17560
ACOMPANHAMENTO SONORO

PARA MELHORAR O HUMOR

Ainda que a forma exata como as melodias atuam no cérebro não seja totalmente clara para os pesquisadores, já se sabe que elas têm uma grande capacidade de modular os estados de ânimo das pessoas – e até de outros animais –, explica o neurocientista Ivan Izquierdo, coordenador do Centro de Memória do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

As canções podem induzir o cérebro a liberar diversos neurotransmissores relacionados ao bem-estar, como a serotonina e a dopamina.

A partir daí, a relação é direta: com bom-humor, qualquer atividade fica mais prazerosa.

O que vai definir qual a substância liberada é o tipo de melodia (se é mais relaxante ou mais dinâmica) e a expectativa que a pessoa possui do efeito que a música terá sobre seu comportamento, explica o psicólogo Vinícius Ferreira.

Mas, para isso, é preciso saber escolher bem a trilha sonora. Ao mesmo tempo em que servem como incentivo, ela pode atrapalhar os atletas. Por estarem diretamente relacionadas ao estado anímico, algumas músicas têm o potencial de desanimar ao trazerem recordações ruins, ou simplesmente não serem do gosto de quem as escuta.

Já canções que trazem boas memórias, mas que têm um ritmo muito lento, também não são indicadas para determinadas atividades. Tudo depende de aspectos pessoais e culturais dos indivíduos.

– Um samba, por exemplo, faz os brasileiros se mexerem muito mais que os alemães – exemplifica Izquierdo.