sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Jaime Cimenti

Amor, perda, fidelidade e segredos

O romance Desejos inacabados, da escritora norte-americana Gail Godwin, nascida no Alabama e premiada com o Guggenheim Fellowship, o National Endowment for the Arts e o American Academy Awards of Arts and Letters, ora lançado no Brasil, é um de seus mais de 10 livros.

A narrativa trata de amor, perda, fidelidade, segredos, rivalidade e fé através de um conjunto encantador de personagens muito humanos. A autora, que vive em Wood-stock, Nova Iorque, também é libretista com mais de 10 trabalhos na área feitos em conjunto com o compositor Robert Starer. Desejos inacabados trata de episódios ocorridos no outono de 1951, em Mount St. Gabriel, uma escola para moças localizada na Carolina do Norte.

Tidly Stratto, a inesquecível aluna líder de sua turma, faz uma nova amizade: Chloe Starnes, recém-chegada, cuja mãe, pouco antes, teve uma morte misteriosa. A amizade entre as duas preenche uma lacuna na vida de ambas, mas, ao mesmo tempo, desencadeia uma série de eventos que afetarão o rumo de muitas vidas, entre elas a da jovem professora das meninas e de Suzzane Ravenel, então diretora da escola.

Segredos muito bem escondidos virão à tona. Cinquenta anos depois, ao olhar para trás e escrever a história da escola a pedido de ex-alunas, Suzanne relembra uma noite fundamental em sua vida e na história do colégio, e tenta conciliar passado e presente. Para tanto, volta ainda mais no tempo, para quando era aluna, época em que estão fincadas as raízes de uma tragédia e um segredo mais profundo e bem-guardado.

Gail Godwin, reconhecida pela sofisticação de sua narrativa e por sua criatividade, bem como pela elegância e pela fina ironia, apresenta uma história com personagens instigantes e com uma trama envolvente. No romance, a autora conta uma história de amizade, lealdade e mentiras que se tornam verdades absolutas e desejos não realizados que passam de geração para geração e, com muita competência, capta o raríssimo momento de redenção em que uma alma se liberta de suas amarras.


Não por acaso Gail tem sido considerada uma das autoras mais inteligentes e talentosas da atualidade e mereceu críticas altamente favoráveis do The New York Times Book Review, do Chicago Sun Times, do Miami Herald, do Boston Globe e do Denver Post. Bertrand Brasil, tradução de Michel Marques, 616 páginas, mdireto@record.com.br.