segunda-feira, 16 de junho de 2014


16 de junho de 2014 | N° 17830
DAVID COIMBRA

COMO OS AMERICANOS VIRAM A CAPITAL

Nesse domingo, pouco me importava o resultado do jogo ou o que franceses e hondurenhos fariam em campo. Interessava-me mais conferir como as TVs    americanas apresentariam a cidade-sede da partida, a leal e valerosa Porto Alegre a exatos 8.311 quilômetros de distância em linha reta, se fosse possível viajar em linha reta das margens do Guaíba às do Charles River, em Boston. Então, uma hora antes do jogo sintonizei na American Broadcasting Company, a ABC, e fiquei atento.

A TV havia encerrado a transmissão    da vitória heroica da Suíça    sobre o Equador e, depois de alguns comentários entusiasmados a respeito do gol    marcado aos 48 do segundo tempo, o apresentador anunciou que a partida entre França e Honduras seria realizada na “small city” de Porto Alegre. Nunca havia pensando em Porto Alegre como uma “cidade pequena”, mas, bem, talvez seja. Ilustrando a informação do apresentador, surgiu a primeira imagem da small city: eles colocaram uma câmera num barco    no Guaíba, deslizando velozmente em direção ao Beira-Rio. Antes que o barco chegasse, cortaram para os comerciais.

No intervalo, uma animação    mostrava todos os estádios da Copa, o Beira-Rio inclusive. Cada um vinha acompanhado de uma atração turística do local. A de Porto Alegre era o prédio do Centro Administrativo, provavelmente o de arquitetura    mais marcante da cidade. Na volta para o programa, o apresentador contou que Porto Alegre não era tropical    como o resto do Brasil e que a temperatura média no Estado é de 64°F, o que equivale a 17,8°C. Em seguida, disse que ontem fazia 69°F, o mesmo que 20,6°C, e que a umidade do ar era de 77%.

As próximas imagens foram acompanhadas pelo som do vanerão tocado na gaita-ponto. Foram imagens rápidas, o editor teve de resumir o que é a cidade em três cenas. Escolheu as seguintes:

1. O rio mais uma vez, com homens e mulheres sorridentes praticando o stand-up num dia de sol;

2. Um espeto de churrasco    preenchido por três tentadores nacos de picanha mal-passada, a primeira delas sendo cortada gentilmente pela faca afiadíssima do garçom;

3. E o Mercado Público, por fora e por dentro, as pessoas passeando e comprando.


O jogo já ia começar. A câmera agora estava postada no alto do Morro de Santa Tereza. A imagem desceu pela paisagem verde-escura do arvoredo até o estádio. A tomada a seguir foi interna. Nas arquibancadas, os gaúchos sorriam com camisas    do Grêmio e do Inter. Julguei ter ouvido cantos dos torcedores dos dois clubes, mas deve ter sido impressão minha. A bola rolou e a Copa começou em Porto Alegre. Para o mundo inteiro ver.