segunda-feira, 23 de junho de 2014


23 de junho de 2014 | N° 17838
VERISSIMO NA COPA | L. F. VERISSIMO

OS REDONDOS

Redondo era o nome de um volante que jogou no Real Madrid e na seleção argentina e encerrou sua carreira no Milan, não faz muito. Redondo também era o nome do futebol que ele jogava.

Alto, com uma visão do jogo extraordinária, um passe certeiro e uma inteligência tática superior, Redondo dominava o meio campo com uma autoridade só comparável à do seu conterrâneo e contemporâneo Riquelme e Redondo era melhor. Riquelme (que ainda deve estar jogando em algum lugar) às vezes dava a impressão de se entediar com o jogo, o que num meio-campista é fatal. O Redondo ficava aceso o tempo todo.

O que significa um futebol redondo? É um futebol em que a bola corre e o jogo flui sem aparas. Como se sabe, a bola é redonda mas o futebol nem sempre é. E há momentos durante um jogo em que a própria bola perde sua redondeza. Vira tijolo, vira poliedro, vira até cachorro solto, dependendo do pé de quem a passa ou chuta. E o futebol redondo, o futebol dos redondos, é o que respeita a vontade da bola de rolar, rolar livre, rolar para longe de quem a maltrata. Nós já tínhamos visto alguns jogadores redondos nesta Copa.

O Jesus Cristo (vulgo “Pirlo”) da Itália, por exemplo. Mas ainda não tínhamos visto o “redondo” que mais lembra o Redondo no futebol mundial, hoje: Schweinsteiger, da Alemanha. Ele estava machucado e só estreou na Copa no segundo tempo de Alemanha x Gana, no sábado. O bastante para nos mostrar o que estávamos perdendo, com sua ausência do time.

O jogo do sábado também nos mostrou que a formidável Alemanha pode ser detida. Ela dominou o jogo, principalmente no segundo tempo, depois da entrada do Schweinsteiger, mas se Gana tivesse vencido não seria uma injustiça muito grande. Com os alemães desmascarados – são humanos, afinal – sobram Holanda e França como as maiores potencias da Copa. Para voltar a ser uma das favoritas, a Seleção Brasileira precisa ganhar de pelo menos três de Camarões, hoje. Menos do que isto e a tremedeira continua.


Em tempo: ele não é meio-campista, portanto não é um redondo autêntico, mas pelo que jogou contra a Rússia, ontem, o belga Hazard se candidata a ser um dos craques desta Copa.