quinta-feira, 19 de junho de 2014


19 de junho de 2014 | N° 17833
VERISSIMO NA COPA

PRO REI

Talvez a presença da realeza holandesa no Estádio Beira-Rio, ontem, tenha alguma coisa a ver com isto, mas Holanda e Austrália fizeram um jogo digno de um rei. O melhor da Copa até agora. Boa parte disso se deve à decisão da Austrália de recusar o papel que lhe cabia na oferenda que os jogadores da Holanda fariam a sua majestade, a de animal sacrifical.

O esperado era que a Austrália fosse ritualmente imolada diante do rei. Mas a Austrália se negou a ser sacrificada. Jogou de igual para igual com a Holanda, e o resultado foi o grande jogo que se viu.

ADIÓS

Pois é, adiós España. Com o declínio do Barcelona e agora o desastre da seleção, pode-se falar no fim de uma era, ou no mínimo de um estilo? O toque-toque espanhol teve o seu momento de glória, mas não resistiu ao pior inimigo de qualquer moda, o tempo.

A grande lição filosófica que eu guardei da minha infância, quando ainda havia bondes em Porto Alegre, é que tudo na vida é passageiro, menos o cobrador e o motorneiro. Nada mais melancólico do que ver Xavi, o maestro do estilo Barcelona, sentado no banco de reservas da Espanha, ontem, já com cara de relíquia.

Não sei se o Xavi não jogou por algum problema físico ou alguma razão tática, ou simplesmente porque, como o estilo que representa mais que ninguém, ele é apenas outra vítima do tempo. Só sei que toda vez que o Iniesta pegava a bola parecia estar procurando o Xavi para fazer a jogada, mas o Xavi não estava lá.

De qualquer maneira, foi bonito enquanto durou, Espanha.

FIGURA

Uma figura tradicional que não se via mais desde que um certo padrão físico passou a ser condição para jogar futebol é o ponteirinho, aquele baixinho que serelepeava por uma ponta ou por outra do ataque e era, geralmente, um bom driblador, quando não era apenas um ciscador. Por isso foi uma alegria nostálgica ver em ação o Sterling, um autêntico espécime da raça dos ponteirinhos – e logo no time da Inglaterra, que sempre priorizou a força física sobre outras virtudes.

Sterling é atrevido como costumam ser os baixinhos e, definitivamente, não é um ciscador. Se ele for escalado para jogar contra o Uruguai hoje, preste atenção na figura. Já o Uruguai, pelo que se sabe, jogará hoje com o meio-time que faltou na sua estreia na Copa, o atacante Suarez.


Uruguai x Inglaterra será entre dois perdedores e feridos atrás da reabilitação. Deve ser outro jogo bom.