quarta-feira, 25 de junho de 2014


25 de junho de 2014 | N° 17840
VERISSIMO NA COPA | L.F.VERISSIMO

Roedor

Quase vimos a primeira cena de canibalismo numa Copa do Mundo, ontem. O Suárez começou dando uma dentada no ombro de um italiano e ninguém sabe onde ele iria parar. A Fifa deve punir o jogador uruguaio principalmente para que não se crie um precedente e comece todo o mundo a tentar comer o adversário. Como tem uma cara de roedor, o Suárez talvez tenha sucumbido a um impulso atávico, mas isto não o desculpa.

Mistério

Mistério: para onde vai o futebol quando deixa um jogador? Às vezes, a perda é explicável. Uma contusão mal curada, um drama familiar, um amor perdido, uma súbita angustia existencial, ou simplesmente velhice. Mas nenhum destes parece ser o caso dos dois maiores exemplos atuais de jogadores cujo futebol desapareceu: Paulinho, da Seleção Brasileira, e Forlán, da seleção uruguaia.

Paulinho, dizem todos, foi o melhor jogador da Seleção que venceu a Copa das Confederações no ano passado. De grande presença num campeonato passou a grande ausência em outro. Que se saiba, não houve nenhum trauma na vida do Paulinho, de lá para cá. Nada que justificasse a sua queda. Qual é a explicação? Dizem que futebol não se desaprende. Que é como andar de bicicleta – quem aprendeu nunca esquece.

É verdade que se eu montasse numa bicicleta, hoje, saberia o que fazer em tese, mas não conseguiria dar uma pedalada sem a ajuda de familiares, amigos e talvez do Corpo de Bombeiros. Mas o Paulinho é um jovem. Está em perfeitas condições físicas. Que fim levou seu futebol?

O Forlán é um exemplo ainda mais intrigante. Há quatro anos, na África do Sul, ele foi o melhor jogador da Copa. Liderou o time do Uruguai até quase a final e fez de tudo em campo, com garra e elegância. Quando o Internacional de Porto Alegre o comprou da Internazionale da Milão foi pensando que ele ainda era aquele. Por alguma razão, não era mais.


Na própria Internazionale, ele tinha ficado mais tempo no banco do que no campo. Com 35 anos, Forlán tem a desculpa da idade que Paulinho não tem, mas já faz alguns anos que seu futebol desapareceu por completo. Pode ser que ele ainda volte ao time do Uruguai nesta Copa, e pode ser que ainda brilhe. Seria uma espécie de ressureição, mas pouco provável. Mistério.