quarta-feira, 24 de janeiro de 2024


24 DE JANEIRO DE 2024
INFORME ESPECIAL

Respeita elas

Carnaval é época de folia e de diversão, mas os casos de assédio sexual são frequentes. Pensando nisso, a ONG Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos lança, nesta sexta-feira, a segunda edição da campanha Respeita as Gurias na Folia, com distribuição de leques contendo a advertência. Com foco no público jovem, a ação será na tradicional Descida da Borges, que marca o início da festa em Porto Alegre.

Produção Maria C. Centeno

Quem acompanha o trabalho da Giane Guerra (no detalhe) no Grupo RBS, destrinchando temas econômicos com a seriedade que o assunto exige, não imagina o coração mole que existe ali. Giane é uma mulher simples, apaixonada pelo marido, Jocimar Farina, e pelos filhos Atena e Gael. E sabe qual é o programa preferido dela? Os "passeios da mamãe".

Isso mesmo. É assim que a família chama as "aventuras" que Giane inventa aos finais de semana, com atividades ao ar livre e estradas de chão.

Foi por isso que não resisti: pedi a ela uma indicação "da mamãe". A sugestão não poderia ser melhor: "um rincão de natureza rústica", nas palavras dela, com o carimbo de um dos nossos maiores ecologistas.

- Um dos melhores passeios que já fiz com a família foi um domingo no Rincão Gaia, na divisa entre Pantano Grande e Rio Pardo. A área era uma antiga jazida de basalto, que teve a vegetação exterminada. O plano era transformá-la em aterro, mas o ambientalista José Lutzenberger abraçou o local para recuperá-lo. Hoje, está lindo e tornou-se uma reserva linda, rica para passar o dia e ter uma imersão em educação ambiental - diz ela.

Na visita que fez ao local, a família teve o privilégio de ser guiada por Lara, filha de Lutz e atual presidente da Fundação Gaia.

- Lara é cheia de conhecimento e paixão. Desperta curiosidade, ao mesmo tempo em que é curiosa pela troca de conhecimento com os visitantes - conta Giane.

No local, "a natureza permanece lindamente rústica, sem grandes intervenções".

- Visite o Rincão Gaia. Ele precisa desse apoio. Pensando bem, nós precisamos muito mais do Rincão Gaia do que ele de nós - arremata Giane.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário