segunda-feira, 24 de setembro de 2012



24 de setembro de 2012 | N° 17202
PAULO SANT’ANA

Minha delirante secação

Rara ocasião de felicidade vivi ontem quando uma leitora me mandou dizer que esta coluna salvou a vida de sua irmã.

Foi assim: a irmã da leitora sofria de leucemia e estava já se entregando à morte, desde que não havia, há tempos, doador de medula disponível.

Fiquei sabendo do fato e me lembrei de que Deus não mandou ninguém vencer, mandou tentar: então fiz um apelo nesta coluna para que um doador se oferecesse para doar a medula à moça condenada.

O apelo foi atendido e, transplantada a medula da doente, ela foi curada e hoje vive uma vida saudável.

Agora a irmã da moça salva, Maria Teresa Vieira (e-mail:mvsilva@trt4.jus.br), manda me agradecer com profundidade pelo meu apelo. Sua irmã vive hoje já o sexto mês após o transplante, está em ótimas condições de saúde e diz que assim sua família inteira passou finalmente a voltar a viver e não sobreviver apenas, que era o seu estado quando não aparecia por nada o doador da medula a ser transplantada.

Minha coluna não é feita com o objetivo de publicar esses apelos. Mas há ocasiões em que a gente sente que pode vir a ser transcendentalmente útil para alguém e transborda o fulcro principal da coluna.

Duvido que a transplantada e sua família estejam mais alegres do que eu diante deste desfecho feliz. Estou com o coração lavado de felicidade. Ajudar a dar vida a alguém é um desses privilégios da existência. Por isso fico ainda mais realizado, além de tantas outras atribuições de serviço espiritual e emocional às multidões que leem esta coluna há 41 anos, surge também a oportunidade, de por este espaço, salvar uma vida periclitante.

Obrigado, Deus, por essa ventura.

Dentro de suas possibilidades, o Grêmio atuou bem ontem no Estádio Independência, onde se sabe é muito difícil ser time visitante, a pressão que a torcida local exerce é muito forte, e o Grêmio, afinal, safou-se de uma derrota. E até perdeu gol no segundo tempo.

Já faz várias rodadas que não me preocupo com os dois primeiros times da tabela, Fluminense e Atlético, os únicos que estão à frente de nós.

Eu me preocupo fundamentalmente com o Vasco, que está a cinco pontos do Grêmio em quarto lugar e que pode ameaçar a possibilidade de o Grêmio disputar a Libertadores do ano que vem, desde que é possível que só os três primeiros se classifiquem para o torneio sul-americano.

O Grêmio precisa manter esses cinco pontos que o separam do Vasco, só isso será uma grande conquista.

Por exemplo, ontem roí quase todas as minhas unhas às 16h, quando jogavam Ponte Preta e Vasco. Sequei o Vasco com todas as forças da minha alma. Por onde andar o Vasco neste campeonato, irei atrás dele para secá-lo.

Os dois primeiros, Fluminense e Atlético, estes já me parecem inalcançáveis, tomara que não, mas me conformo.

O problema todo é o Vasco. Venham por mim, só quem pode estragar a alegria gremista de final de ano é o Vasco.

Então, sequemo-lo.