sábado, 29 de setembro de 2012



29 de setembro de 2012 | N° 17207PESQUEIRO |
LUÍS AUGUSTO FISCHER

Nós, os gaúchos

No encerramento de mais um mês de comemorações festivas do tradicionalismo gauchesco, me ocorre evocar aqui um aniversário de 20 anos: em 1992, segundo semestre, foi lançado, pela Editora da UFRGS, um volume de ensaios chamado Nós, os Gaúchos. Acabou sendo o primeiro de uma série de cinco volumes (Nós, os Gaúchos II, Nós, os Teutogaúchos, Nós, os Afrogaúchos e Nós, os Italogaúchos). Cheguei a conceber um sexto volume, que se chamaria Nós, os Neogaúchos, junto com o paulista, aqui residente, José do Nascimento Júnior, mas o plano foi abortado pela mesma editora (e, olha, o volume ia ficar bacana).

O livro foi muito vendido naquele ano e nos seguintes, tendo alcançado quatro edições; foi adotado em cursos da área de Humanidades e circulou bastante por agências de publicidade e em empresas que buscavam informações sobre o temperamento local. E não era para menos, digo com vaidade e certa cabotinice, porque fui um dos organizadores do livro, junto com Sergius Gonzaga, meu colega, que era na altura diretor da Editora da UFRGS e agora é secretário de Cultura de Porto Alegre.

O nascimento foi trivial. Certo dia, estava eu de papo com Poti Campos, na então livraria de seu pai, Arnaldo Campos, no Campus Central da UFRGS. (Bom tempo aquele em que a universidade federal tinha uma livraria no Campus Central.) E foi o Poti quem observou que naquele ano estavam saindo alguns artigos bem interessantes sobre coisas características da cultura do Estado.

Era uma nova rodada, uma nova geração de pensamento sobre esse nó identitário e histórico, tão interessante quanto, por vezes, aborrecido, que se expressa na forma de orgulho e bravata assim como na forma de crítica e mesmo de condenação ideológica. E perguntou o Poti: por que eu não organizava um livro sobre o tema? Apresentei ao Sergius a ideia, que foi imediatamente aceita. Mãos à obra, então.

Nota de época: em 1992 a internet não existia (só em rede universitária, usada por meia dúzia). Apenas em 1995 foi criada a internet comercial (um exemplo concreto: o UOL começou a funcionar em 1996, dia 28 de abril). Outra nota: ninguém tinha ainda telefone celular, aqui no estado (no Rio começou a circular em 1990). Então, entramos em contato com amigos e conhecidos, assim como com gente mais distante, sempre por telefone, para encomendar um texto que pensasse, de modo não óbvio, sobre o jeito de ser dos gaúchos.

Acontecimentos maiúsculos

O mundo era bem diferente vinte anos atrás. Vejamos alguns marcos. Naquele ano ocorreu a assinatura do Tratado da União Europeia, marco do inédito grau de integração entre as nações do Velho Continente (isso no bafo quente do fim da União Soviética, no ano anterior, o que já tinha sido motivo suficiente para perceber que o mundo havia mudado muito). Por outro lado, e não sem certo atraso, a Igreja Católica perdoou Galileu Galilei (1564 – 1642). De qual pecado, mesmo?

No Brasil, muita coisa apontava para mudança também. Em relação à Europa unificada e aos ventos promissores de integração, valerá lembrar que saiu no Brasil a tradução de um excelente livro de Robert Kurz, O Colapso da Modernização, em que o otimismo liberal que se congratulava pelo fim do comunismo era examinado à luz de um marxismo ainda muito eficaz. Era o contraponto ao ensaio de Francis Fukuyama, O Fim da História e o Último Homem, editado no Brasil no mesmo 1992.

No plano político imediato, ocorreu o impeachment de Collor, com a subsequente ascensão de Itamar Franco (e de um seu ministro cheio de apetite, Fernando Henrique Cardoso, ainda esquentando o motor para os futuros oito anos de gestão). O país sediou a famosa Eco 92, a também inédita cúpula mundial sobre clima e ambiente. Não menos impactante foi o horror do Massacre do Carandiru, 111 presos indefesos chacinados com impiedade da PM paulista.

No Rio Grande do Sul, mais modestamente, devemos anotar a visita do Dalai Lama e uma rara reeleição em Porto Alegre, o mesmo partido, o PT, engrenando a segunda de quatro gestões sucessivas na prefeitura. E aqui, talvez mais do que em outras partes do Brasil, ganhava corpo o sonho de integração regional na forma do Mercosul, que no ano anterior, 91, tinha ganhado a primeira cara visível, com o Tratado de Foz do Iguaçu, o primeiro documento a englobar os quatro países-membros originais.

Para dizer de modo breve: 1992 foi uma evidência de que ingressávamos em outro momento histórico, posterior à Guerra Fria, esta o ambiente e horizonte histórico em que tudo havia se movido desde a Segunda Guerra. O termo “pós-modernismo” ganhava destaque, e falava-se em “globalização” ainda com ressalvas e enormes interrogações, porque as barreiras nacionais à circulação de bens, serviços e pessoas eram ainda firmes e fortes. Quem podia prever que ruiriam com tanta velocidade?

Pensar o local em época global

Pois foi justamente neste momento, que se poderá qualificar como globalizante sem muita dificuldade, que nasceu Nós, os Gaúchos. Reação ao fenômeno europeu? Caipirice? Da parte dos organizadores, não havia qualquer intenção restauracionista, nem mesmo saudosista; pelo contrário, o caso era tomar uma atitude freudiana, de discutir o tema para justamente tentar entendê-lo criticamente, com distância.

Não é possível citar todos os colaboradores que aceitaram o convite: foram ao todo 58 pessoas, que resultaram em 55 textos, de grande valor até agora, numa organização em oito seções – lembro com clareza da tarde em que o Sergius e eu, tomando um cafezinho na Editora, repassamos os textos e os agrupamos por afinidades temáticas, bolando para cada conjunto um título: Nós e o Resto do Mundo; Nós Quem?; Então nos Pilchamos; No Tropel da Memória; Sentinelas de Quê?; Fandango da Cultura; A Cidade que Não Está no Mapa; e, finalmente, Atrás da Alma Macanuda.

Uma lista eloquente é a dos colaboradores agora já falecidos. São eles: Sandra Pesavento, Décio Freitas, Rovílio Costa, Oliveira Silveira, Barbosa Lessa, Carlos Reverbel, Nelson Werneck Sodré, Arnaldo Campos, Luiz Pilla Vares, Mozart Pereira Soares, Paulo Hecker Filho, Cyro Martins, Moacyr Scliar. Sem dificuldade o leitor pode imaginar o valor da contribuição de cada um deles, todos inteligentes e com coisa a dizer, inclusive o carioca Werneck Sodré, que recordou em seu texto dos cinco anos que passou em Cruz Alta, a partir de 1950.

Dá vontade de comparar aquele ano com o presente, perguntando se as reflexões de então caberiam a 2012. Sim? Melhoramos ou pioramos? Em grande parte, o tempo não parece ter passado.

Por exemplo: no livro se manifestaram vozes identificadas com o Tradicionalismo, como Barbosa Lessa e Nico Fagundes, assim como gente notoriamente crítica a ele, como José Hildebrando Dacanal e Tau Golin. Debate vivo ainda. Mas também no livro foi impressa a primeira versão da Estética do Frio, de Vitor Ramil, texto de impressionante impacto de então em diante, assim como um texto agudo de Luciano Alabarse sobre certo traço autodestrutivo da vida mental gaúcha.

O livro mantém atualidade, em geral. A globalização prometida em 92 já deu algumas voltas no planeta, teve alguns solavancos e encontra agora a China e o Brasil como protagonistas no planeta – nada que pudesse ser pensado com clareza vinte anos atrás, quando o Brasil importava pouco (nos dois sentidos da frase), e do Oriente extremo só se ouvia a voz do Japão e dos Tigres Asiáticos.

A fantasia liberal de que estava tudo resolvido e havíamos chegado ao fim da história revelou-se uma tolice; em contrapartida a esquerda não conseguiu formular um novo modelo de sociedade para além do verdismo, da sustentabilidade, do combate à corrupção, nos melhores casos.

Aqui no Estado, muito fizemos de bom de lá para cá. Pense o leitor no Porto Alegre Em Cena, que iniciou em 94; na revelação pública do talento do cientista e pensador Ivan Izquierdo, ocorrida em 95;

na Bienal do Mercosul, com primeira edição em 97; no primeiro Fórum Social Mundial, em 2001,que botou Porto Alegre num mapa planetário inédito; na invenção do StudioClio em 2005 e do Fronteiras do Pensamento em 2006; na quantidade apreciável de CDs, exposições e livros (muitos escritores publicam direto fora daqui, desde então). Não, não foi só a adesão ao Tradicionalismo que cresceu, e nem só ele representa reação contra a macdonaldização do mundo.